Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ministra de Portugal renuncia após incêndios florestais

Nos últimos meses incêndios mataram mais de 100 pessoas no país

Por Da redação
Atualizado em 18 out 2017, 13h11 - Publicado em 18 out 2017, 13h10

A ministra do Interior de Portugal, Constança Urbano de Sousa, renunciou nesta quarta-feira, em decorrência dos incêndios florestais deixaram mais de 100 mortos no país nos últimos meses. Seu gabinete é responsável pelos bombeiros, pela polícia e pela agência de defesa civil, que enfrentaram severas críticas pelo gerenciamento das queimadas.

Em sua carta de demissão, Sousa justificou que “não tinha as condições políticas e pessoais para continuar no posto”. A ministra admite que pediu “insistentemente”, para que o primeiro-ministro português, António Costa, a “liberasse das funções” logo após o grande incêndio que atingiu o país em junho, que deixou 64 mortos. “Dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão”, escreveu a responsável pela pasta. O premiê de Portugal aceitou a renúncia da integrante do seu governo, sem anunciar um substituto até o momento.

Sousa, que estava no cargo há dois anos, vinha sendo questionada tanto pela opinião pública como por diferentes partidos políticos no país. A oposição Democrata-Cristã (CDS) havia anunciado uma moção de censura ao governo de Costa devido à gestão dos incêndios, e nesta terça-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou a lançar várias e duras advertências ao governo, ao qual pediu que se desculpasse com as vítimas dos incêndios florestais.

Centenas de incêndios atingiram o norte e o centro de Portugal desde domingo, após o verão mais seco em quase 90 anos. Pelo menos 41 pessoas morreram e 71 ficaram feridas – 14 em estado grave. O fogo, de acordo com uma porta-voz do governo, foi completamente controlado nesta terça-feira, mesmo dia quando foi decretado luto oficial de três dias no país.

(Com Reuters e EFE) 

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.