México vai impor exigência de visto a visitantes do Brasil
Governo mexicano não especificou quando a exigência entrará em vigor
O governo do México anunciou nesta quinta-feira (14) que voltará a exigir visto para turistas brasileiros.
De acordo com o documento divulgado pelo ministério do Interior mexicano, a medida faz parte dos esforços para conter a onda de imigrantes brasileiros que tentam cruzar ilegalmente a fronteira do país com os Estados Unidos.
O comunicado não detalha quando a medida entrará em vigor, mas sinaliza que a exigência será temporária.
“Os fluxos migratórios de brasileiros poderiam continuar utilizando indevidamente a supressão do requisito de vistos em passaportes ordinários para entrar no México com um fim diferente do permitido, por exemplo, realizar atividades remuneradas ou transitar de maneira irregular a um terceiro país”, diz um trecho do documento.
A exigência de vistos para brasileiros foi suspensa em 2004, quando os dois países acertaram um acordo. Com a crise econômica do Brasil, porém, é crescente o afluxo de pessoas que estão utilizando a facilidade para conseguir entrar em solo americano.
Em setembro, a brasileira Lenilda dos Santos, 49 anos, morreu enquanto tentava fazer a travessia a pé. Ela foi abandonada pelo atravessador numa região de deserto e acabou não aguentando as condições extremas do clima local.
De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, o governo do presidente americano Joe Biden pediu ao México que impusesse requisitos de visto aos brasileiros em julho para desestimular o uso do país como rota.
Segundo agentes americanos, mais de 46.000 brasileiros foram retidos na fronteira entre México e Estados Unidos entre outubro de 2020 e setembro de 2021. O contingente representa mais que o dobro do verificado em 2019, quando 18.000 brasileiros foram apreendidos.
Hoje, brasileiros representam a sexta nacionalidade mais numerosa entre os que tentam cruzar a região ilegalmente.
Também nesta quinta-feira, o senador do Partido Republicano Lindsey Graham afirmou, em entrevista a uma emissora de TV, que mais 40.000 brasileiros cruzaram a fronteira “usando roupas de marcas e bolsas da Gucci” para tirar proveito da economia americana.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







