Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Menino descobre tesouro viking do século X na Alemanha

Com a ajuda de um arqueólogo amador, garoto de 13 anos encontra artefato do rei dinamarquês Harald Blaatand; escavações posteriores revelam mais objetos

Um menino de 13 anos e um arqueólogo amador descobriram um tesouro que pode ter pertencido ao rei dinamarquês Harald Blaatand, ou Haroldo “Dente-Azul”, anunciaram autoridades alemãs na segunda-feira. Os artefatos datam mais de 1.000 anos e foram encontrados pela dupla em janeiro, na ilha de Rügen, na Alemanha. Por causa da descoberta, pesquisadores profissionais fizeram outras escavações no local e encontraram diversos objetos vikings enterrados.

Tesouro Viking Arqueólogo mostra primeira moeda independente da Dinamarca após escavação em Schaprode, Alemanha

Arqueólogo mostra primeira moeda independente da Dinamarca após escavação em Schaprode, Alemanha (Stefan Sauer/AFP)

Haroldo “Dente-Azul” ficou conhecido por ser um líder unificador que introduziu o cristianismo na Dinamarca.

Segundo um comunicado do Escritório Regional de Arqueologia e Conservação de Monumentos de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, foram recuperadas mais de 600 peças de prata do século X, entre as quais há até 100 moedas cunhadas pelo rei dinamarquês.

O arqueólogo amador René Schön e o estudante Luca Malaschnitchenko descobriram uma peça em janeiro graças a um detector de metais em um campo perto da cidade de Schaprode, na ilha de Rügen, no Mar Báltico. As autoridades locais decidiram, então, realizar a escavação no local em 14 e 15 de abril.

 

Tesouro Viking Vista aérea dos arqueólogos procurando tesouros em Schaprode, Alemanha

Vista aérea dos arqueólogos procurando tesouros em Schaprode, Alemanha (Stefan Sauer/AFP)

As peças mais recentes são de 980, o que sugere que esse tesouro poderia ter sido escondido por pessoas próximas a Haroldo I. Depois de perdir uma batalha contra seu próprio filho em 986, o líder fugiu para a Pomerânia, onde morreu um ano mais tarde, de acordo com a literatura do século X.

Haroldo “Dente-Azul” é uma figura importante para a história nórdica. A tecnologia de comunicação “Bluetooth” foi batizada em sua homenagem.

(Com AFP e EFE)