Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

May chega para reunião com Merkel, mas não encontra ninguém em recepção

Gafe foi contornada rapidamente. Primeira-ministra britânica se reúne com líderes europeus para conseguir mais uma prorrogação no prazo para o Brexit

Por Da Redação
Atualizado em 9 abr 2019, 13h33 - Publicado em 9 abr 2019, 13h19

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recebeu nesta terça-feira, 9, em Berlim, a primeira-ministra britânica, Theresa May, para uma reunião preparatória para a cúpula europeia extraordinária sobre o Brexit.

A premiê apela mais uma vez pela ajuda dos dirigentes pesos-pesados da União Europeia (UE), dessa vez tentando convencê-los a conceder mais uma prorrogação no prazo de saída do Reino Unido do bloco.

O encontro desta terça, contudo, começou com um pequeno contratempo para May. Assim que a britânica chegou à Chancelaria de carro, Merkel ainda não estava presente para recepcioná-la.

A primeira-ministra teve, então, que percorrer sozinha o tapete vermelho e entrar no edifício, enquanto jornalistas e militares que aguardavam para a cerimônia de recepção olhavam confusos.

Poucos minutos depois, Merkel apareceu para cumprimentar May e se desculpar pelo atraso. As duas riram da situação e posaram para fotos.

Continua após a publicidade

O encontro

Após a situação constrangedora, as chefes de governo foram ao pátio da Chancelaria para posar mais uma vez para os fotógrafos e posteriormente se reuniram durante 90 minutos, sem dar declarações à imprensa.

Ao anunciar o encontro de hoje, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, tinha dito que havia “boas razões para falar” sobre a difícil situação em que se encontram o Reino Unido e os outros 27 Estados da União Europeia (UE).

Encontro entre Angela Merkel e Theresa May
Após desencontro, Merkel e May se cumprimentam e riem da situação – 09/04/2019 (Hannibal Hanschke/Reuters)

Após a reunião, a única manifestação oficial foi a de Seibert, que acrescentou que é importante manter a unidade entre os 27 diante do Brexit e ressaltou que uma decisão sobre o adiamento solicitado por May deve ser tomada por unanimidade.

Continua após a publicidade

Durante todo o debate sobre o Brexit, Merkel se mostrou aberta a possíveis compromissos para evitar, na medida do possível, uma saída do Reino Unido sem acordo. Porém, nada concreto sobre a data do divórcio foi anunciado até agora.

May deseja um adiamento do Brexit até 30 de junho. O prazo atual é 12 de abril quando, após a rejeição do Parlamento britânico ao acordo com a UE, aconteceria um Brexit sem acordo.

O ministro-adjunto de Relações Exteriores da Alemanha encarregado de Assuntos Europeus, Michael Roth, já disse que seu país estaria disposto a aceitar um novo adiamento do Brexit. Afirmou, contudo, que a Alemanha tem algumas condições, entre elas que o Reino Unido participe das eleições para o Parlamento Europeu em maio.

No entanto, Manfred Weber, líder da coligação para as eleições europeias que inclui a União Democrática-Cristã (CDU, na sigla em alemão), o partido de Merkel, e a União Social-Cristã (CSU), se mostrou cético em relação a um novo adiamento.

Continua após a publicidade

“Um adiamento longo não é a solução. Um país que quer deixar a UE não pode participar das eleições europeias”, disse Weber em declarações ao jornal Passauer Neuen Presse.

Encontro entre Angela Merkel e Theresa May
Merkel e May no terraço da Chancelaria, em Berlim – 09/04/2019 (John Macdougall/AFP)

Após sua visita a Berlim, May seguiu para Paris, onde se reunirá com o presidente francês Emmanuel Macron, para também discutir um possível adiamento do prazo do Brexit.

A Alemanha é, aos olhos de May, um país mais conciliatório do que a França, que nos últimos dias expressou abertamente seu ceticismo sobre as vantagens de uma nova extensão.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.