O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, neste sábado, 28, em Nova Iorque. Os dois avaliaram a atual situação do conflito entre Israel e Hezbollah e falaram sobre os brasileiros que vivem no país.
Segundo um funcionário do Itamaraty que participou da reunião, a conversa durou cerca de 40 minutos e os representantes dos dois países falaram sobre o trabalho da embaixada no Líbano em prestar assistência aos brasileiros. Além disso, discutiram um planejamento de evacuação em grande escala em caso de agravamento do conflito.
+Hezbollah confirma a morte do seu líder após bombardeio de Israel em Beirute
Por enquanto, nenhum país com grande comunidade de residentes no país fez grandes operações de evacuações, mas o Estado brasileiro já pensa nessa possibilidade. Hoje, o Líbano tem a maior comunidade brasileira da região, com cerca de 21 mil indivíduos.
O porta-voz do Itamaraty ainda comunicou que o aeroporto de Beirute continua funcionando e que pessoas que desejarem podem sair do país por meios próprios, em voos comerciais.
+Ataque de Israel contra Líbano ‘muda as regras do jogo’, diz Irã
Só na última semana, já passa de 600 o número de mortos, entre eles dois brasileiros. Em nota á imprensa, o Itamaraty condenou os ataques. “Ao solidarizar-se com a família, o Governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades.”