Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Mais uma pesquisa põe Trump à frente de Biden na corrida pela Casa Branca

Levantamento aumenta pressão sobre o presidente dos EUA para desistir da eleição devido a preocupações com sua idade

Por Amanda Péchy
Atualizado em 11 jul 2024, 16h44 - Publicado em 11 jul 2024, 15h47

Uma nova pesquisa do Pew Research Center, divulgada nesta quinta-feira, 11, mostrou que o presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, aparece atrás do rival republicano Donald Trump nas intenções de voto, aumentando a pressão para que ele desista da corrida pela Casa Branca. O levantamento é congruente com outro feito pelo jornal americano The New York Times após o desempenho desastroso de Biden no debate contra Trump, em que apresentou dificuldades para formar frases fortes e coerentes.

Embora as eleições americanas sejam decididas por estado — seis dos quais são considerados “chave” para o pleito, Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin —, o Pew Research Center descobriu que, se a votação fosse hoje, 44% escolheriam Trump; 40%, Biden; 15% apoiariam o candidato independente Robert F. Kennedy Jr; e 2%, outro candidato.

+ Democratas se reúnem para discutir o futuro da candidatura de Biden

Se as escolhas se restringissem apenas a Biden e Trump, o republicano teria uma vantagem um pouco mais estreita: 50% contra 47%.

Devido à performance nas pesquisas, e ao fracasso no debate presidencial, tem aumentado o coro para que o presidente desista da reeleição em favor de alguém mais jovem. A decisão precisa ocorrer antes da Convenção Nacional do Partido Democrata, marcada para os dias 19 a 22 de agosto, mas pode prejudicar a campanha do novo candidato se demorar tanto. Por enquanto, Biden insiste que permanecerá na corrida.

“Mentalmente aguçado”

A pesquisa, também realizada após o debate do final de junho, mostrou que só 24% dos eleitores descrevem o presidente como “mentalmente aguçado”, enquanto mais que o dobro dessa parcela (58%) sente o mesmo em relação a Trump. O Pew observou que a percepção sobre a aptidão de Biden para o cargo caiu significativamente em relação a 2020, quando 46% o consideravam “mentalmente aguçado, e 6 pontos percentuais somente em relação a janeiro.

Continua após a publicidade

+ Biden diz que debate foi ‘episódio ruim’ e reforça que seguirá na disputa

Dito isso, a pesquisa confirma que ambos os candidatos não são exatamente bem-vistos. Parcelas idênticas de 63% dos entrevistados descreveram Trump e Biden como “embaraçosos”, incluindo grandes parcelas de seus próprios apoiadores. Outras descobertas que confirmam o estado geral de insatisfação com o pleito incluem:

  • Apenas 30% dos apoiadores de Trump gostam da forma como ele se comporta;
  • Somente um terço dos americanos (32%) aprova a gestão de Biden;
  • 87% afirmam que, até agora, a campanha eleitoral não os deixa orgulhosos do país;
  • 53% são a favor da substituição de ambos os candidatos por nomes diferentes, 4 pontos percentuais a mais que em abril.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.