Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Mais de 3,5 mil são detidos após protestos na Rússia contra invasão

No entanto, segundo a OVD-Info, organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, o total de presos é superior ao informado pelo governo russo

Por da Redação
Atualizado em 6 mar 2022, 14h44 - Publicado em 6 mar 2022, 14h20

Mais de 3,5 mil pessoas foram detidas na manhã neste domingo, 6, durante protestos em cidades russas contra a invasão do país à Ucrânia. Os números são do Ministério do Interior do governo de Vladimir Putin, mas postagens em redes sociais apontam um total de detidos superior ao informado oficialmente. Ainda segundo o Ministério do Interior, 1,7 mil foram presas em Moscou, 750 em São Petesburgo e outras mil em outras cidades. Segundo o comunicado do governo russo, cerca de 5,2 mil participaram dos protestos.

De acordo com a ong OVD-Info, foram realizadas manifestações em 49 cidades. Os manifestantes soltaram balões nas cores da bandeira ucraniana – azul e amarelo – e gritavam palavras de ordem “Não à guerra” e “Vergonha de você”, dirigidas a Vladimir Putin.

Os protestos foram reprimidos com violência, a exemplo do que aconteceu em manifestações anteriores durante onze dias de guerra. Um dos vídeos postados mostra um homem sendo chutado enquanto está chão no protesto que aconteceu na cidade de Yekaterinburgo, nos Urais.

Protestos de dimensão semelhante haviam sido realizados em janeiro de 2021 depois da prisão do líder oposicionista Alexei Navalny após seu retorno da Alemanha, onde se recuperou de um ataque feito por envenenamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.