Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Mais de 20 líderes mundiais apoiam tratado global de combate a pandemias

Documento pede maior cooperação e fim do nacionalismo para enfrentar crises sanitárias futuras; Brasil, China, Rússia e EUA não assinaram o texto

Por Da Redação
Atualizado em 30 mar 2021, 11h54 - Publicado em 30 mar 2021, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de mais de vinte líderes mundiais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Europeu pediram nesta terça-feira, 30, a adoção de um tratado internacional para proteger os países de novas pandemias.

    O documento pede uma maior cooperação internacional e diz que as nações devem evitar o isolacionismo e o nacionalismo. “Haverá outras pandemias e outras grandes emergências de saúde. Nenhum governo ou agência multilateral pode enfrentar essa ameaça sozinho. A questão não é se, mas quando”, afirma o artigo.

    Entre os que firmaram o documento, estão os premiês da Itália, Mario Draghi, do Reino Unido, Boris Johnson, e dos Países Baixos, Mark Rutte, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes da França, Emmanuel Macron, da Coreia do Sul, Moon Jae-in, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, do Chile, Sebastián Piñera, e da Indonésia, Joko Widodo.

    Os líderes mundiais escreveram que estão “comprometidos em garantir o acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e diagnósticos seguros, eficazes e acessíveis para esta e futuras pandemias”. “Acreditamos que as nações devem trabalhar juntas em um novo tratado internacional para preparação e resposta a uma pandemia”, acrescentaram.

    Brasil, China, Rússia e Estados Unidos não assinaram o texto. Os organizadores da iniciativa, porém, disseram que todos os países serão envolvidos no projeto de tratado no futuro.

    A carta tem como base o projeto apresentado recentemente pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para que o mundo esteja mais coordenado no combate à pandemia de Covid-19.  Em entrevista, Michel afirmou que a ideia do tratado é que ele “seja útil para criar um vértice internacional para cooperação”, a partir da troca de informações, investimento em pesquisa e busca por medicamentos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.