Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Macron: ‘Vamos reconstruir Notre-Dame’

Cerca de 500 bombeiros ainda trabalham no controle das chamas que consumiram o maior monumento histórico e religioso de Paris

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta segunda-feira, 15, que a Catedral de Notre-Dame será “toda reconstruída”, segundo o jornal Le Figaro. “Nós reconstruiremos Notre-Dame”, afirmou. “Esta é a nossa história, embora ela esteja queimando. Mas quero ter uma palavra de esperança. Essa esperança é a fé que devemos ter, de todos que lutaram para que o pior não aconteça. Esta catedral, nós a estamos construindo há mais de 800 anos e, através dos séculos, nós a aumentamos e melhoramos. Esta catedral, nós todos a reconstruiremos juntos”, completou.

Macron afirmou que o pior foi evitado, apesar de a batalha não ter sido totalmente vencida. Ele classificou o incêndio como um “drama terrível” e alertou a população de que as próximas horas serão difíceis.

O presidente foi a Notre-Dame duas horas e 25 minutos depois do início do incêndio, acompanhado do primeiro-ministro, Edouard Philippe, e do presidente da Assembleia nacional, Richard Ferrand.

O presidente da Conferência dos Bispos da França, Eric de Moulins-Beaufort, afirmou que serão necessários anos de trabalho para reconstruir o templo. “A Catedral de Notre-Dame de Paris faz parte dos símbolos de esforço, paz, beleza, esperança. fé e mesmo da fé cristã”, afirmou. “Vamos começar anos de trabalho, isso será uma grande perda, uma grande ferida.”

Imagens da Line Press mostram o ingresso dos bombeiros à nave da catedral.

Campanha

Nesta terça-feira, 16, será lançada uma campanha nacional em prol da reconstrução de Notre-Dame. A Fundação do Patrimônio, organização privada voltada para a preservação de monumentos históricos franceses, vai iniciar uma coleta nacional de doações em prol da reconstrução da catedral.

Veja também

No momento do incêndio, uma das torres da igreja passava por um processo de restauração ao custo estimado de 6,8 milhões de dólares (26,8 milhões reais). Seria feita uma renovação no pináculo de 250 toneladas de chumbo que ficava no topo da principal torre. O fogo teria começado no sótão, na base dessa torre, de onde podem ser vistas chamas e fumaça preta.

Imagens de TV mostram que as chamas se projetam muito acima da construção.

(Com Estadão Conteúdo)