Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula cita seca e incêndios no Brasil em alerta sobre o clima na ONU

Presidente discursou na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e criticou gastos militares globais em detrimento do combate à fome e à crise climática

Por Da Redação Atualizado em 24 set 2024, 15h43 - Publicado em 24 set 2024, 09h52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta terça-feira, 24, na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O Brasil é tradicionalmente o primeiro país a se pronunciar no púlpito no encontro da ONU.

Em sua fala, Lula voltou a criticar a incapacidade da ONU de resolver os conflitos globais atuais e pediu reformas na estrutura da organização. “Andamos em círculos entre compromissos possíveis que levam a resultados insuficientes”, afirmou. “Precisamos ir muito além e dotar a ONU dos meios necessários para enfrentar as mudanças vertiginosas do panorama internacional.”

O presidente citou os conflitos em Gaza, no Líbano e na Ucrânia, entre outros, e criticou o aumento dos gastos militares globais. “Esses recursos poderiam ser usados para combater a fome e a crise climática.” Em um alerta sobre a urgência do tema do aquecimento global, o presidente citou as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca e os incêndios florestais que tomaram conta do país nas últimas semanas.

“O planeta já não espera para cobrar da próxima geração e está farto de acordos climáticos não cumpridos”, afirmou. “O negacionismo sucumbe ante as evidências do aquecimento global.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.