Lituânia descarta sabotagem em queda de avião que matou uma pessoa
Autoridades alemãs haviam sugerido que acidente em Vilnius teria sido provocado intencionalmente; Ministério da Defesa fala em 'falha técnica'
Autoridades da Lituânia afirmaram nesta quarta-feira, 27, que a queda de um avião de carga da DHL na capital Vilnius há dois dias provavelmente foi provocada por uma falha técnica, e não por um ato de sabotagem, como líderes alemães haviam sugerido.
Na segunda-feira 25, a aeronave caiu e bateu em uma casa ao se aproximar do aeroporto de Vilnius para pousar. O incidente deixou ao menos uma pessoa morta e feriu outras três dentro do avião, segundo as autoridades locais.
“Com tudo o que temos e sabemos, não há sinais de que possa ter sido um ato de sabotagem”, disse o ministro da Defesa da Lituânia, Laurynas Kasciunas.
O chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Crises da Lituânia, Vilmantas Vitkauskas, afirmou que os investigadores acreditam que uma falha técnica provavelmente provocou a queda do avião.
+ Avião de carga cai em casa na Lituânia e deixa ao menos um morto
“Se tivermos dados adicionais, poderemos mudar nossa direção, mas não temos isso no momento”, disse Vitkauskas a repórteres, acrescentando que os sistemas de orientação das aeronaves que chegam ao aeroporto de Vilnius estavam funcionando normalmente quando testados na terça-feira.
As autoridades argumentam que a aeronave não utilizou GPS para pousar e qualquer interferência com esses sinais dificilmente teria causado algum impacto.
Suspeita de sabotagem
Após a queda do voo que decolou de Leipzig, na Alemanha, a ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, disse que “devemos agora nos perguntar seriamente se isso foi um acidente”, ou se foi outro ataque híbrido durante “tempos voláteis que estamos vivendo atualmente na Europa.”
“Estamos analisando isso de perto, não podemos dizer no momento, mas pode ser que sim — há muitas formas ruins de guerra híbrida que estamos vendo na Alemanha”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz à emissora pública ZDF na segunda-feira, conectando o acidente em Vilnius ao que ocorreu em seu país.
O episódio de Leipzig ocorreu num contexto em que a Alemanha investiga vários incêndios causados por dispositivos incendiários escondidos dentro de encomendas em um depósito na mesma cidade.
A polícia antiterrorismo britânica também informou, logo após o anúncio alemão, que abriu uma investigação sobre um incêndio em um depósito em julho, causado por um pacote que pegou fogo, e entraria em contato com outras agências policiais europeias para ver se havia uma conexão com incidentes semelhantes em outros lugares.