Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Líder de Hong Kong se desculpa por lei que permitiria extradição

O raro pedido de desculpas aconteceu em meio a uma enorme manifestação que exige sua renúncia

Por Reuters 16 jun 2019, 13h09

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, pediu desculpas neste domingo enquanto centenas de milhares de manifestantes vestidos de preto mantinham pedidos por sua renúncia devido a uma lei que permitiria a extradição para a China – e que estimulou um dos protestos mais violentos em décadas.

A chefe executiva da cidade divulgou um raro pedido de desculpas um dia após ela atrasar de forma indefinida uma controversa lei de extradição que permitiria que as pessoas fosse levadas à China para julgamento.

Em comunicado, ela reconhece as “grandes contradições e disputas” em Hong Kong e culpou o mau trabalho do governo sobre a lei pela situação. “Muitos membros do público estão decepcionados e tristes. A chefe executiva pediu desculpas ao público e prometeu aceitar o fato com a máxima sinceridade e humildade.”

O comunicado veio enquanto manifestantes formavam um mar negro pelas estradas, passarelas e estações de trem pelo centro financeiro de Hong Kong para desabafar sua frustração e raiva pela lei e o modo do governo de lidar com os protestos.

A suspensão dramática do projeto de lei no sábado foi um dos retrocessos políticos mais significativos pelo governo de Hong Kong desde que o Reino Unido devolveu o território à China em 1997, e colocou em questão a habilidade de Lam de continuar liderando a cidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.