Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

La Rambla: conheça a turística rua que foi alvo de terrorismo

Por ali, passam milhares de pessoas todos os dias

A La Rambla é um dos mais conhecidos pontos turísticos de Barcelona e da Espanha. A rua liga a área do porto antigo à Placa Catalunya, a praça onde a cidade velha se encontra com o resto da capital regional.

Por ali, passam milhares de pessoas todos os dias. Em poucas épocas do ano o local está tão lotado como em uma tarde de verão de agosto. Foi ali que, nesta quinta-feira, 13 pessoas morreram em um violento atropelamento motivado por causas terroristas.

O grande passeio que corta o centro da cidade é margeado por duas estreitas faixas únicas para carros, onde passam principalmente táxis, ônibus da cidade e ônibus de turismo. Porém, foi na grande calçada de uso exclusivo de pedestres que a van branca avançou violentamente contra centenas de pessoas, deixando mais de 100 feridos.

O veículo percorreu mais de 500 metros em ziguezague. Os autores do ataque ainda não foram identificados pela polícia. O motorista provavelmente fugiu a pé, se escondendo nos muitos restaurantes, bares e lojas que rodeiam a rua.

Pontos turísticos

Na La Rambla estão localizados outros importantes pontos turísticos de Barcelona, como o La Boquería. O tradicional mercado municipal está sempre cheio de turistas provando diferentes tipos de frutas e comprando os típicos frutos do mar espanhóis.

Ali também está o teatro El Liceo, que dá nome ao metrô que serve a região e no qual se representam óperas e balés desde 1847.

Além disso, a rua dá acesso ao Bairro Gótico, onde prédios e igrejas da Ideia Média atraem muitos visitantes. O passeio desemboca no porto antigo e na estátua de um dos maiores ídolos espanhóis, Cristovão Colombo.

La Rambla divide opiniões. Os comentários dos turistas e visitantes no TripAdvisor variam entre “comida ruim, muito caro, impossível de andar” e “lugar imperdível em Barcelona”. Mas a rua definitivamente tem seu charme, com quiosques que vendem desde flores a souvenires, e vendedores e artistas de rua que competem pela atenção dos pedestres.

Há centenas de anos é considerada o coração de Barcelona e, pela primeira vez, foi palco de um sangrento e trágico episódio. Os moradores da cidade torcem para que a rua volte a ser vibrante e cheia de visitantes, como em qualquer outra tarde de verão.

Veja também