Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Kamala Harris faz viagem de três dias para Polônia e Romênia

Vice-presidente americana se reúne com líderes dos dois países para discutir meios de ajudar a Ucrânia a combater a Rússia

Por Da Redação Atualizado em 9 mar 2022, 02h22 - Publicado em 9 mar 2022, 02h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • COLUMBIA, SC - JUNE 22: Democratic presidential candidate, Sen. Kamala Harris (D-CA) addresses the crowd at the 2019 South Carolina Democratic Party State Convention on June 22, 2019 in Columbia, South Carolina. Democratic presidential hopefuls are converging on South Carolina this weekend for a host of events where the candidates can directly address an important voting bloc in the Democratic primary. (Photo by Sean Rayford/Getty Images)
    Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos -  (Sean Rayford/Getty Images)

    A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, iniciará uma viagem de três dias à Polônia e à Romênia nesta quarta-feira, 9. Segundo a Casa Branca, Harris fará paradas em Varsóvia e Bucareste. Os americanos e seus aliados da Otan buscam meios para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia sem serem arrastados para uma guerra mais ampla.

    Publicidade

    Na terça-feira, dia 8, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que uma agressão contra as linhas de suprimentos dos membros da Otan que apoiam a Ucrânia com armas e munições será considerado uma escalada do conflito. “Um ataque ao território da Otan, às forças da Otan, às capacidades da Otan, isso seria um ataque à Otan”, disse ele.

    Publicidade

    Ao mesmo tempo, o Pentágono está enviando duas baterias antimísseis Patriot estacionadas na Europa para a Polônia, a fim de proteger os contingentes da Otan no país de eventuais ataques não provocados ou desvios acidentais de mísseis. Mas rejeitou uma oferta de Varsóvia de enviar seus caças MiG-29 para uma base aérea americana na Alemanha para eventual uso pela Ucrânia.

    O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse que a proposta foi rejeitada. “Continuaremos a consultar a Polônia e nossos outros aliados da Otan sobre essa questão e os difíceis desafios logísticos que ela apresenta, mas não acreditamos que a proposta da Polônia seja sustentável”, afirmou Kirby em comunicado.

    A proposta de mais aviões de guerra seria um impulso moral para os ucranianos sob forte ataque russo por quase duas semanas. Mas também aumenta o risco de a guerra se expandir para além da Ucrânia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.