Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Jovem chama Emmanuel Macron de ‘Manu’ e leva bronca do presidente

Presidente francês afirma que menino deve se comportar durante evento oficial e chamá-lo de “senhor presidente da República”

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2018, 17h23 - Publicado em 20 jun 2018, 14h11

O presidente da França, Emmanuel Macron, deu uma bronca em um adolescente na segunda-feira 18 após o jovem se dirigir a ele de maneira informal durante uma cerimônia oficial e foi captado pela imprensa. O adolescente aparenta também cantar logo antes do cumprimento o hino da Internacional Comunista.

Macron cumprimentava diversos jovens durante as cerimônias de homenagem ao discurso do general Charles De Gaulle – que convocava os franceses a resistirem contra o nazismo na II Guerra Mundial. Ele tocava a mão dos jovens quando passou por um adolescente que o chamou pelo apelido de “Manu”. “Como vai, Manu?”, pergunta o menino. O presidente imediatamente se volta para o menino e o repreende.

“Não, você não pode fazer isso não”. O garoto pediu desculpas e o chamou de “senhor presidente”, mas Macron seguiu a bronca: “Você está em uma cerimônia oficial e deve se comportar. Pode bancar o palhaço, mas hoje é [dia de se cantar] a Marseillaise [hino francês] e o Chant des Partisans [música da resistência] que vamos cantar, então me chame de ‘senhor presidente da República’ ou ‘Senhor’”, falou.

O menino concorda, envergonhado, enquanto o presidente prosseguia: “Você precisa fazer as coisas do jeito certo. Mesmo que você queira liderar uma revolução um dia, precisa primeiro ganhar um diploma e aprender a colocar comida na mesa. Aí, sim, você poderá querer dar lições aos outros”.

O vídeo da bronca repercutiu nas redes sociais, inclusive no Twitter do presidente francês. “O respeito é o mínimo em uma República, ainda mais num 18 de junho e na presença dos companheiros da libertação. Mas isso não nos impede de ter uma conversa descontraída”, tuitou.

Continua após a publicidade

Alguns usuários, entretanto, criticaram a atitude do presidente por a considerarem desproporcional. “Respeito é importante. Mas humilhar publicamente um garoto que só queria se divertir um pouco, parece totalmente desproporcional… e inútil”, respondeu uma internauta ao presidente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.