Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Itamaraty fecha cinco embaixadas brasileiras no Caribe

Chanceler Ernesto Araújo também avalia encerrar representações em Serra Leoa e na Libéria

O Ministério das Relações Exteriores confirmou o fechamento das embaixadas brasileiras nas ilhas caribenhas de Dominica, Antígua e Barbuda, Granada, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas. As representações diplomáticas foram abertas durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Itamaraty informou que as embaixadas em Roseau e Saint John’s, capitais de Dominica e Antígua e Barbuda, já foram fechadas. As demais sedes “estão em processo de fechamento”, segundo nota enviada à reportagem.

O chanceler Ernesto Araújo também avalia o encerramento das representações em Serra Leoa e na Libéria.

As embaixadas nos países africanos e caribenhos contam com poucos funcionários. Já não vinham sendo indicados novos oficiais para os postos, mas aqueles que ainda estão atuando continuam até o final de suas missões.

Na mesma situação, está o posto na Líbia. O Itamaraty, contudo, negou que tenha intenções de fechar a representação em Trípoli.

Entre 2003 e 2010, durante o governo Lula, foram abertas 67 representações no exterior, principalmente em pequenos países caribenhos ou africanos.

As embaixadas em Antígua e Barbuda, Dominica, São Cristóvão e Névis, e São Vicente e Granadinas foram criadas em 2009, enquanto a de Granada foi oficializada em 2008. O posto em Serra Leoa foi aberto durante o governo de Dilma Rousseff, em 2012.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pedro Morais

    .Medida mais do que correta! A Austrália não sabe o que é recessão a 27 anos… Qual é o segredo? A reforma da previdência que eles fizeram nos anos 90. REFORMA DA PREVIDÊNCIA JÁ!! PRIVATIZAÇÕES JÁ!! Chega desse Estado GASTÃO que condena cada brasileiro ao FRACASSO!

    Curtir

  2. Albino Manara Neto

    o engraçado que tem um monte de bbka que fica dizendo , privatizar a petrobras nao o petroleo e nosso, meu eu sei que nao e pagamo a segunda gasolina mais cara do mundo, vende logo essa droga, acaba com salarios multimilionarios de funcionarios de la e tenho certeza que a gasolina abaixa

    Curtir