Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ingressos para voo espacial chinês vão à venda por R$ 1,2 milhão em ‘live’

Cobiçada por 3 milhões de pessoas, viagem a bordo de foguete ainda em construção da startup Deep Blue Aerospace está prevista para 2027

Por Da Redação Atualizado em 25 out 2024, 13h03 - Publicado em 25 out 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A startup chinesa Deep Blue Aerospace vendeu nesta quinta-feira 24 os dois primeiros ingressos para um voo espacial de aproximadamente 12 minutos, previsto para 2027, de acordo com a empresa. Cada bilhete foi vendido por 1,5 milhão de yuans (cerca de R$ 1,2 milhão) durante uma “live” na plataforma de compras chinesa Taobao, que atraiu cerca de 3 milhões de pessoas.

    Os ingressos esgotaram “imediatamente”, de acordo com o Global Times, jornal chinês vinculado ao estado.

    O foguete Nebula-1, projetado para levar o CEO da empresa e mais cinco passageiros ao espaço, ainda está em fase de desenvolvimento. Durante a viagem de 2027, os passageiros serão levados em um voo suborbital. Ou seja, o foguete chegará ao espaço sideral, mas não entrará em órbita, de acordo com um comunicado divulgado pela Deep Blue Aerospace em suas redes sociais.

    Problemas nos testes

    No mês passado, a Deep Blue Aerospace enfrentou desafios durante um voo de teste, que não foi concluído com sucesso, resultando na queda do foguete em sua fase final. A empresa programou um novo teste para o próximo mês e planeja aumentar a frequência dos testes em 2025 e 2026 para garantir a “segurança e confiabilidade das viagens tripuladas suborbitais”.

    Durante a transmissão de vendas, o CEO e fundador da Deep Blue, Huo Liang, expressou otimismo em relação à missão de 2027, afirmando que os passageiros poderão soltar os cintos de segurança no espaço e “se mover como peixes” no ambiente de microgravidade, onde sentem “exatamente a mesma coisa seja deitados ou em pé”.

    Continua após a publicidade

    “Nesta experiência, você pode não apenas ver como a Terra é redonda, mas também o vasto universo e o planeta azul onde os humanos vivem”, disse Huo, que fundou a empresa em 2016.

    Já os comentaristas da transmissão ao vivo pareciam expressar um ceticismo irônico sobre a viagem. “(Se formos), podemos voltar?”, perguntou um deles.

    Turismo espacial

    O setor de voos espaciais comerciais com passageiros ainda está em estágio inicial, com empresas americanas como Blue Origin, de Jeff Bezos, e a SpaceX, de Elon Musk, assumindo a liderança no setor.

    Outras empresas chinesas também estão se preparando para entrar no negócio em expansão. A CAS Space, por exemplo, anunciou em maio que planeja iniciar voos turísticos ao espaço até 2028, com preços de passagens estimados entre 2 e 3 milhões de yuans (cerca de R$ 1,6 milhão a R$ 2,4 milhões), de acordo com a mídia estatal chinesa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.