Incêndio no maior mercado ao ar livre da Tailândia mata mil animais
Mercado de Chatuchak atrai mais de 200 mil turistas durante fins de semana
Um incêndio causado por um curto-circuito elétrico no Chatuchak, um famoso mercado ao ar livre na Tailândia, matou cerca de mil animais e destruiu quase 100 lojas nesta terça-feira, 11. Diversos pássaros, cães, gatos, ratos e cobras que ficaram presos em suas gaiolas morreram queimados, informaram as autoridades.
Atualmente, o centro possui 27 seções, sendo quatro só para a venda dos animais, uma zona do mercado que está sujeita a inspeções regulares e é a parte mais controversa do local. O incêndio danificou a maior parte das 118 lojas de pet, área que cobre 1.400 metros quadrados. Segundo o escritório distrital de Chatuchak, o fogo começou de madrugada e foi extinto 30 minutos depois.
#THAILANDIA 🇹🇭 🔥
Enorme incendio scoppiato nella notte nel mercato di Chatuchak a Bangkok: in fiamme 118 negozi, soprattutto nella zona in cui vengono tenuti animali vivi.
Sono morti migliaia di animali: cani, gatti, uccelli… tutti bruciati vivi.pic.twitter.com/d4nBQxeChD
— Asiablog.it (@Asiablog_it) June 11, 2024
O local é amplamente criticado pelas condições precárias em que os animais vivem, com altas taxas de doenças e mortes. O incidente gerou novos apelos às autoridades para fecharem o centro de animais de estimações. Fotos publicadas na internet mostram jaulas queimadas e várias pessoas relataram que os animais sobreviventes estavam em péssimas condições.
O Mercado de Chatuchak é um dos maiores do Sudeste Asiático, sendo conhecidos pelos finais de semanas lotados, atraindo 200 mil turistas todos os sábados e domingos. A organização não governamental Wildlife Friends Foundation afirmou que o mercado é a “vergonha de Bangkok” por colocar animais “contrabandeados” a venda.
“É imoral, cruel, um perigo para a saúde e a segurança e completamente desnecessário”, disse o diretor da fundação, Edwin Wiek.