Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Incêndio na Califórnia: fogo pode chegar a Los Angeles

Focos de incêndios atingem o Estado desde segunda-feira e mais de 38.000 pessoas tiveram que deixar suas casas

Por Da redação
Atualizado em 6 dez 2017, 22h08 - Publicado em 6 dez 2017, 19h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diversos focos de incêndios atingem o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, desde segunda-feira. Mais de 38.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e outras 150.000 estão sob risco de remoção. Os dois maiores focos, Thomas Fire e Creek Fire, estão nos condados de Ventura e Los Angeles, respectivamente. Mais de 80.000 hectares e 150 edifícios já foram atingidos pelas chamas, estimam os bombeiros.

    O fogo começou no interior de Ventura na segunda-feira à noite (horário local) e se espalhou rapidamente devido aos ventos fortes e secos. Por causa do mal tempo, os bombeiros não conseguem conter as chamas. Além do Thomas Fire e do Creek Fire, focos menores como o Rye Fire e Skirball Fire atingem o estado. Imagens divulgadas pela Nasa mostram que a queimada já pode ser vista do espaço.

    Incêndios florestais na Califórnia
    Imagem de satélite mostra a dimensão dos incêndios que atingem o estado americano da Califórnia (Divulgação/Nasa)

    Nesta quarta-feira, as chamas estavam chegando a Interestadual-405, uma importante rodovia próxima a Bel Air, em Los Angeles. Motoristas relataram uma “gigantesca bola laranja” se aproximando da rodovia.

    Continua após a publicidade

    Segundo a CNN, ventos vindos da cidade de Santa Ana são os responsáveis pela disseminação das chamas, mas espera-se que esses ventos diminuam durante a noite de quarta-feira. Os incêndios, no entanto, devem continuar ao longo da semana.

    O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência, liberando fundos estaduais e recursos para assistência. Mais de 250.000 residências estão sem energia, informaram prestadoras de serviço.

    Continua após a publicidade

    Em Ventura, foi instaurado um toque de recolher, das 10 horas da noite às 5 horas da manhã, para proteger a população e evitar crimes como saques nas áreas desocupadas. Na cidade de 100.000 habitantes, 38.000 pessoas foram orientadas a deixar suas casas e mais de 12.000 construções estavam sob ameaça. Cerca de 65.000 hectares já foram atingidos pelo Thomas Fire.

    Já em Los Angeles, o Creek Fire atinge 11.000 hectares. Até terça-feira, mais de 150.000 pessoas estavam sob ordem para deixarem suas casas. O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, também declarou estado de emergência na cidade.

    Nas redes sociais, diversas pessoas compartilham imagens das chamas, além de fornecerem ajuda e informações aos moradores. Pedidos de orações pela Califórnia estão sendo compartilhados no Twitter, inclusive pelo presidente Donald Trump, que aconselhou os moradores a seguirem as orientações dadas pelos oficiais do estado.

    Continua após a publicidade

    Este incêndio acontece menos de dois meses depois que a queimada mais grave da região em 84 anos matou 44 pessoas. Mais de 20 focos de incêndio atingiram 245.000 hectares em outubro, forçando 90.000 pessoas a deixarem suas casas.

    (com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.