Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Incêndio em casamento no Iraque deixa mais de 100 mortos

O fogo começou depois do uso de sinalizadores dentro do salão de eventos em Qaraqoush, cidade que sobreviveu à ocupação do Estado Islâmico

Por Da Redação
27 set 2023, 08h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um salão de eventos em Qaraqoush, no norte do Iraque, pegou fogo enquanto sediava um casamento lotado na noite de terça-feira 26, deixando mais de 100 mortos e pelo menos outros 150 feridos. Autoridades locais anunciaram que abririam uma investigação sobre o incêndio.

    Na manhã desta quarta-feira, 27, bombeiros vasculharam o esqueleto carbonizado do edifício em Qaraqoush, em busca de possíveis sobreviventes e mais mortos. Os parentes das vítimas se reuniram em frente a um necrotério na cidade vizinha de Mosul para identificar os corpos.

    De acordo com os convidados do casamento que escaparam das chamas, havia centenas de pessoas na cerimônia, que ocorreu após um serviço religioso anterior.

    O ministro do Interior, Abdul Amir al-Shammari, disse à mídia local que o incêndio começou cerca de uma hora após o início do evento, devido ao uso de sinalizadores no interior do salão de eventos. As chamas começaram com uma decoração do teto, que pegou fogo enquanto os noivos dançavam.

    Continua após a publicidade

    A agência de notícias Reuters reportou que, segundo o vice-governador da província de Nínive, Hassan al-Allaq, 113 pessoas foram confirmadas mortas. A mídia estatal iraquiana estima o número de mortos em pelo menos 100, com 150 pessoas feridas.

    A maioria dos residentes de Qaraqoush, de maioria cristã, fugiu da cidade quando a ocupação do Estado Islâmico começou, em 2014. No entanto, muitos regressaram depois do grupo ter sido expulso em 2017.

    O Ministério do Interior disse ter emitido quatro mandados de prisão contra os proprietários do salão de festas, segundo a mídia estatal iraquiana, e o presidente Abdul Latif Rashid pediu a abertura de uma investigação. Informações preliminares indicam que o edifício era feito de materiais de construção altamente inflamáveis, contribuindo para o seu rápido colapso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.