Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Incêndio criminoso em Paris paralisa sistema de trens

Operadora ferroviária da estação Gare de l'Est, uma das mais movimentadas da Europa, prestou queixa à polícia após interromper todos os serviços

Por Da Redação
24 jan 2023, 09h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A operadora ferroviária francesa SNCF fez uma queixa legal por vandalismo e incêndio criminoso nesta terça-feira, 24, depois que um incêndio ocorreu em um ponto de sinalização. O incidente forçou a movimentada estação Gare de l’Est, de Paris, a paralisar todos os trens.

    A estação, que leva passageiros por longas distâncias até o leste da França, Alemanha e Luxemburgo, foi paralisada durante o horário de pico após um incêndio que, a princípio, foi considerado acidental. A estação esperava retomar os serviços às 10h (6h do horário de Brasília), mas a SNCF anunciou um desligamento porque o mau funcionamento da sinalização foi causado por incêndio criminoso.

    “De acordo com as primeiras descobertas, podemos dizer que foi um incêndio deliberado nos cabos elétricos”, disse um porta-voz à agência de notícias francesa AFP. Todos os trens do dia foram cancelados e os serviços de alta velocidade para Frankfurt, na Alemanha, estavam entre os afetados.

    O incêndio começou em uma área de trilhos em Vaires-sur-Marne, nos arredores de Paris, onde cerca de 50 cabos foram danificados. Ainda não está claro se foi uma sabotagem ou uma tentativa de roubo de cabos, mas o conserto é complexo, disse um porta-voz da SNCF ao jornal Le Parisien.

    O ministro dos Transportes, Clément Beaune, disse que um “ato malicioso” causou problemas na sinalização e lamentou o impacto nos passageiros.

    Continua após a publicidade

    “Infelizmente, vemos regularmente atos maliciosos  a fim de obter material com um pouco de valor”, disse ele à rádio Franceinfo. Beaune acrescentou que é preciso uma resposta firme das autoridades, porque esses incidentes “impactam a vida cotidiana das pessoas”.

    Cerca de 41 milhões de pessoas usaram a Gare de l’Est em 2019, de acordo com dados da SNCF.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.