Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Idosa de 90 anos é primeira a tomar vacina no Reino Unido: ‘Privilegiada’

Imunização desenvolvida pela Pfizer e BioNTech começa a ser administrada na população britânica nesta terça-feira

Por Da Redação
Atualizado em 8 dez 2020, 08h54 - Publicado em 8 dez 2020, 08h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Reino Unido iniciou nesta terça-feira, 8, a vacinação de sua população contra a Covid-19. Uma senhora de 90 anos foi a primeira a receber a imunização desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.

    O país é o primeiro do Ocidente a vacinar sua população contra o novo coronavírus. O governo britânico decidiu priorizar os idosos, seus cuidadores e profissionais de saúde.

    Margaret Keenan, que completará 91 anos na próxima semana e estava com uma camisa de motivos de Natal, foi a primeira a receber uma dose, pouco depois das 6h30 (3h30 de Brasília) em um hospital de Coventry, região central da Inglaterra.

    “Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia esperar”, declarou Kenan diante dos fotógrafos e das câmeras de televisão.

    Ela está isolada desde o início da pandemia em março e graças à vacina, da qual receberá uma segunda dose em 21 dias, “posso pensar em passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo”, afirmou, de acordo com a agência de notícias britânica Press Association.

    Continua após a publicidade

    O segundo vacinado no país foi um homem chamado William Shakespeare, de 81 anos, que se declarou “muito feliz”.

    “Não podemos relaxar”

    O Reino Unido é o país mais afetado da Europa pela pandemia, com mais de 61.400 mortes confirmadas. Antes dos britânicos, a Rússia já havia começado a administrar sua vacina, denominada Sputnik V, no fim de semana passado. A China também fornece uma vacina experimental a um grupo reduzido da população. Estados Unidos e União Europeia ainda aguardam a aprovação de suas agências reguladoras.

    Nesta jornada que o ministro da Saúde, Matt Hancock, batizou como “dia V”, de vacina, o primeiro-ministro Boris Johnson não perdeu a oportunidade de visitar um hospital em Londres e conversar com os primeiros inoculados.

    Continua após a publicidade

    “É incrível observar a vacina, é incrível ver este tremendo impulso para toda a nação, mas não podemos relaxar”, declarou. Ainda “não derrotamos o vírus”, destacou, antes de pedir a todos que aceitem a injeção sem medo.

    A vacinação começou apenas em hospitais, 50 no total, devido à necessidade de manter o produto a uma temperatura muito baixa, entre -70ºC e -80ºC. O país recebeu as primeiras 800.000 doses da vacina Pfizer/BioNTech nos últimos dias, procedentes de laboratórios na Bélgica.

    A vacinação acontecerá de acordo com uma ordem de prioridades que começa com residentes e funcionários de casas de repouso, profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos. Depois, o programa seguirá por faixas etárias regressivas até os maiores de 50 anos.

    Continua após a publicidade

    As autoridades já alertaram que a maior parte da campanha acontecerá em 2021. O governo espera vacinar todas as pessoas vulneráveis até abril, mas isto dependerá do ritmo de entrega das próximas doses da vacina. Será “uma corrida de fundo e não de velocidade” alertou o diretor-médico da saúde pública britânica, Stephen Powis.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.