Huawei processa EUA por restrições a produtos e roubo de e-mails
Gigante chinesa das telecomunicações é acusada por Washington de fornecer tecnologia para a espionagem de Pequim
A gigante multinacional chinesa das telecomunicações Huawei informou, nesta quinta-feira 7, que está processando o governo americano por proibir as agências federais de comprar equipamentos e serviços do grupo.
“O Congresso dos Estados Unidos jamais pode fornecer a mínima prova para apoiar suas restrições aos produtos da Huawei. Assim, somos obrigados a adotar esta ação legal como último recurso”, destacaGuo Ping, um dos presidentes da empresa.
Na mesma entrevista, concedida na sede do grupo chinês em Shenzhen, no sul da China, Guo Ping acusou governo americano de hackear e roubar e-mails da companhia.
O governo dos Estados Unidos “hackeou nossos servidores e roubou e-mails e códigos”, declarou Guo Ping, sem dar mais detalhes.
Huawei, número dois do mercado mundial de smartphones, iniciou em 2019 uma firme campanha de comunicação contra a acusação de Washington de que sua tecnologia é utilizada como instrumento de espionagem por Pequim.
Os Estados Unidos proibiram o grupo de participar da instalação de redes 5G no território americano e incitam seus aliados ocidentais a adotar medidas similares.
(Com AFP)