Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Hotel desaba na Argentina e uma pessoa morre; 10 estão presas sob escombros

Edifício de 10 andares na cidade de Villa Gessell, a 370 quilômetros de Buenos Aires, entrou em colapso em meio a restaurações e reformas irregulares

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 12h29 - Publicado em 29 out 2024, 12h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um hotel de 10 andares desabou na Argentina nesta terça-feira, 29, deixando pelo menos um morto e outras 10 pessoas presas sob os escombros. Equipes de resgate foram enviadas ao local para encontrar sobreviventes.

    O Hotel Dubrovnik, na cidade de Villa Gessell, a cerca de 370 quilômetros da capital Buenos Aires, entrou em colapso nesta manhã, de acordo com um comunicado das autoridades municipais. O episódio ocorreu por volta de 1h30, no prédio que fica a poucos metros do centro e da praia.

    Há pelo menos um homem morto, confirmou o ministro de Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso. Até o momento, cerca de 10 pessoas estariam desaparecidas, embora não haja dados precisos, confirmou mais cedo ao canal argentino LN+ o prefeito local, Gustavo Barreras. “Estamos focados no resgate”, disse ele.

    Bombeiros, paramédicos e policiais foram enviados à região para remover os detritos, a fim de alcançar pessoas que se consideram enterradas.

    Continua após a publicidade

    “Viaturas 3 e 4 saem da central em direção à cidade de Villa Gesell em colaboração com os bombeiros desta cidade”, publicou em sua conta no X (antigo Twitter) o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pinamar, uma das equipes que está ajudando o quartel local.

    Hugo Piriz, chefe dos Bombeiros de Villa Gesell, informou que estavam procurando “entre 7 e 9 pessoas” entre os escombros.

    “Estamos trabalhando no resgate de uma senhora que diz que há outra pessoa ao seu lado”, disse ele em entrevista ao canal argentino TN. “Há muito entulho no local, mas conseguimos identificar o lugar onde está a senhora e, segundo ela, outra pessoa também”, acrescentou o bombeiro.

    Continua após a publicidade

    Há 11 horas, os bombeiros trabalham no local e buscam mais pessoas entre os escombros; uma mulher foi resgatada com vida após receber assistência com oxigênio no local, segundo comunicado oficial.

    Obras irregulares

    Os desaparecidos incluem trabalhadores de um canteiro de obras no hotel, que aparentemente estava operando “clandestinamente, sem cumprir os regulamentos municipais”, segundo o comunicado.

    Continua após a publicidade

    O desmoronamento está sendo investigado como estrago culposo e, por enquanto, três pessoas foram detidas por decisão da promotora Verónica Zamboni. Trata-se do mestre de obras e dois operários que trabalhavam nas obras de reforma do edifício

    “Também se investiga a possível responsabilidade de dois arquitetos que estavam encarregados da obra realizada no prédio que desabou”, acrescentaram porta-vozes consultados pelo jornal argentino La Nación.

    O hotel, inaugurado em 1986, passava por uma série de restaurações e modificações.

    A declaração do município disse que a atividade de construção já havia sido “detectada e interrompida” em agosto, porque não tinha as permissões necessárias para prosseguir.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.