Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Hamas diz ter enfrentado forças de Israel dentro de Gaza

Tel Aviv confirmou o confronto e afirmou que o motivo da operação era localizar reféns em cativeiro no território palestino

Por Da Redação
Atualizado em 23 out 2023, 19h25 - Publicado em 23 out 2023, 13h22

O grupo terrorista palestino Hamas afirmou nesta segunda-feira, 23, que enfrentou forças de Israel que se infiltraram na Faixa de Gaza. A informação, confirmada por Tel Aviv, vem à tona em um momento de alta expectativa a respeito de uma invasão terrestre em grande escala por parte dos soldados israelenses concentrados em torno do enclave palestino.

De acordo com o braço armado do grupo, as Brigadas al-Qassam, a infiltração ocorreu a leste de Khan Younis, na região sul de Gaza, e foi conduzida por uma força blindada. Os combatentes do Hamas teriam retornado à sua base depois de destruírem equipamentos militares de Israel.

“Os combatentes enfrentaram a força infiltrada, destruindo duas escavadeiras e um tanque e forçaram [os israelenses] a se retirar, antes de retornarem em segurança à base”, disse o comunicado.

+ Israel informa Itamaraty sobre mais um brasileiro desaparecido

O exército israelense confirmou que um de seus soldados foi morto e três ficaram feridos durante o confronto, acrescentando que o objetivo era localizar prisioneiros detidos pelo Hamas. Durante um discurso televisionado, o porta-voz militar do país, Daniel Hagari, disse que 222 pessoas sequestradas foram identificadas desde o ataque em 7 de outubro.

Continua após a publicidade

“Durante a noite, houve ataques de tanques e forças de infantaria. São ataques que matam esquadrões de terroristas que se preparam para a próxima fase da guerra”, disse Hagari, descrevendo incursões que foram “profundas” em Gaza. “Essas operações também localizam e procuram qualquer coisa que possamos obter em termos de informações sobre os desaparecidos e os reféns.”

+ Conselho de Segurança da ONU é negligente com Gaza, acusa AP

Os Estados Unidos estão pressionando Israel para adiar uma invasão terrestre da Faixa de Gaza. O presidente americano, Joe Biden, aconselhou o governo israelense a esperar mais tempo, até a libertação de reféns e o envio de mais ajuda humanitária para a região.

Continua após a publicidade

Entretanto, os ataques aéreos de Tel Aviv estão se intensificando nos últimos dias. Cerca de 400 palestinos foram mortos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas. Os militares israelenses disseram na manhã desta segunda-feira, 23, que atingiram “mais de 320 alvos militares na Faixa de Gaza” dentro desse período.

“Os alvos terroristas atingidos incluíam túneis contendo terroristas do Hamas, dezenas de centros de comando operacional e terroristas da Jihad Islâmica, complexos militares e postos de observação”, afirmou o exército israelense em comunicado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.