Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Guerra na Síria: conheça o míssil Tomahawk

Escolhida por Donald Trump, a arma não requer piloto e pode ser lançada de bases navais em um raio de até 2.500 km do alvo

Por Julia Braun
Atualizado em 13 abr 2017, 17h05 - Publicado em 7 abr 2017, 18h00

Os Estados Unidos usaram mísseis Tomahawks no bombardeio a uma base aérea na Síria nesta sexta-feira, 7. Os mísseis foram lançados de dois destróieres americanos, o USS Ross e o USS Porter, localizados no leste do Mar Mediterrâneo.

A arma é estratégica para ataques de longa distância e integra o arsenal bélico americano desde a Guerra do Golfo em 1991, pode carregar até 453 kg de ogivas.

Outra vantagem do Tomahawk é que ele não requer piloto e pode ser lançado de bases navais em um raio de até 2.500 km do alvo.

A Raytheon Company, fabricante da arma, é um conglomerado norte-americano que atua na área de armamentos e equipamentos eletrônicos para uso militar e comercial. Segundo a empresa, o Tomahawk é uma arma “moderna, madura, poderosa” capaz de “ataques precisos em alvos de alto valor com danos colaterais mínimos”. Cada unidade custa cerca de 832.000 dólares (2.6 milhões de reais), segundo a Marinha americana.

A última vez em que o Pentágono fez uso desse míssil foi em outubro, quando os militares lançaram Tomahawks do Mar Vermelho em direção a três pontos no litoral do Iêmen para combater rebeldes houthis. 

Em setembro de 2014, os navios americanos lançaram 47 mísseis Tomahawk durante a primeira noite dos bombardeios de Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.