Governo confirma cúpula do Mercosul na qual espera assinar acordo com UE
Presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai vão se reunir em Foz do Iguaçu em 20 de dezembro; presença da chefe da Comissão Europeia é dúvida
O governo Lula confirmou a realização de uma reunião dos chefes de Estado dos países-membros do Mercosul em 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), para a qual o bloco sul-americano espera a assinatura do acordo comercial com a União Europeia, representada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
No entanto, de acordo com a versão europeia do site Politico, o governo de Emmanuel Macron na França, pressionado pelos agricultores do seu país contra a criação do mercado comum que removeria barreiras à entrada de produtos do agro brasileiro no bloco europeu, tenta empurrar a votação da ratificação do acordo para janeiro.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês afirmou ao Politico que o país é “um grande poder agrícola”, que defende seus “interesses agrícolas muito firmemente nessas negociações”, e o acordo como está hoje “não é aceitável” para o governo de Macron.
Quando estava participando do encontro do G20 na África do Sul, em novembro, o presidente Lula afirmou que o acordo de livre comércio seria assinado em 20 de dezembro.
“É um acordo que envolve praticamente 722 milhões de habitantes e 22 trilhões de dólares de Produto Interno Bruto (PIB). É uma coisa extremamente importante, possivelmente seja o maior acordo comercial do mundo. E aí, depois que assinar o acordo, vai ter ainda muita tarefa para a gente poder começar a usufruir das benesses desse acordo, mas vai ser assinado”, disse o petista à época.
Na véspera da reunião de chefes de Estado, haverá, também em Foz do Iguaçu, uma reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul e uma agenda de reuniões de ministros das Relações Exteriores e de ministros da Economia e de presidentes dos bancos centrais dos estados-membros do bloco, “além de convidados especiais”, segundo o Palácio do Planalto.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







