Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Gabinete de segurança de Israel votará resposta ao Irã nesta quinta-feira

Na quarta-feira, ministro da Defesa israelense prometeu represália "letal" contra Teerã

Por Da Redação
10 out 2024, 08h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CÉU EM FOGO - Mísseis iranianos sobre Jerusalém: risco maior de o conflito se disseminar e acabar incendiando toda a região
    CÉU EM FOGO - Mísseis iranianos sobre Jerusalém: risco maior de o conflito se disseminar e acabar incendiando toda a região (Mostafa Alkharouf/AFP)

    O gabinete de segurança de Israel irá se reunir nesta quinta-feira, 10, para decidir a resposta ao ataque de mísseis do Irã contra território israelense, no início deste mês, de acordo com uma autoridade israelense ouvida pela emissora americana CNN.

    O gabinete funciona como um pequeno fórum para coordenar crises e tomar decisões rápidas, sob comando do primeiro-ministro. Estão presentes também chefes de outras pastas, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Defesa, Justiça e Segurança Nacional.

    Na quarta-feira, após telefonema entre o premiê Benjamin Netanyahu e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, prometeu uma resposta “letal” contra o Irã.

    Segundo a Guarda Revolucionária do Irã, o ataque ao território israelense no início de outubro foi uma retaliação pela morte dos líderes do Hezbollah e do Hamas em bombardeios israelenses no Líbano e em território iraniano. Israel vem intensificando seus ataques ao Líbano, tendo matado cerca de 2.000 libaneses, incluindo mulheres e crianças, e vários comandantes do Hezbollah nas últimas semanas. 

    Continua após a publicidade

    Confrontos após os ataques do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023, já deixaram mais de 1.200 mortes em Israel, 41.000 mortos na Palestina, cerca de 1,2 milhão de pessoas deslocadas. Dois brasileiros perderam a vida durante ataques israelenses ao Líbano, sendo eles Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15, natural de Foz do Iguaçu.

    Após descrever o ataque com mísseis do Irã como um fracasso, Gallant disse em um vídeo emitido por seu gabinete após o término da ligação entre Biden e Netanyahu: “Quem nos atacar será ferido e pagará um preço. Nosso ataque será mortal, preciso e, acima de tudo, surpreendente, eles não entenderão o que aconteceu e como aconteceu, eles vão ver os resultados”.

    Nos últimos dias, Netanyahu prometeu que o Irã pagará por seu ataque com mísseis, enquanto Teerã disse que qualquer retaliação resultaria em grande destruição, aumentando os temores de uma guerra mais ampla na região.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.