Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Furacão John atinge México, mata duas pessoas e deixa rastro de destruição

Deslizamentos de terra e chuvas torrenciais agravam a situação em cidades do sul do país

Por Da Redação 24 set 2024, 15h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Duas pessoas morreram no México após o furacão John atingir a costa sul do país na noite de segunda-feira 23. Inicialmente classificado como um furacão de categoria 3, o fenômeno foi rebaixado a tempestade tropical nesta terça-feira, 24, mas deixou um rastro de destruição, com telhados arrancados, deslizamentos de terra e quedas de árvores, segundo autoridades locais.

    As vítimas, uma mulher e uma criança, estavam em casa na comunidade de Tlacoachistlahuaca, no estado de Guerrero, quando ocorreu um deslizamento de terra, provocado pelas fortes chuvas. A governadora, Evelyn Salgado, confirmou a tragédia.

    O furacão atingiu a costa sul do Pacífico do México com ventos máximos de 193 km/h na noite de segunda-feira, próximo à cidade de Marquelia, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC). Desde então, o sistema perdeu força e foi reclassificado como tempestade tropical, deslocando-se para noroeste, em direção à costa de Acapulco, no estado de Oaxaca.

    Foco da tragédia

    O distrito de Guerrero e seu vizinho Oaxaca foram os mais afetados pela passagem do furacão John, que resultou em bloqueios de estradas, cortes de energia elétrica e a suspensão de aulas e atividades.

    O governador de Oaxaca informou que cerca de 3 mil pessoas foram retiradas de suas casas e realocadas em 80 abrigos. Em Puerto Escondido, um destino turístico popular, empresas fecharam suas portas após ordens de suspensão das atividades nas praias.

    Continua após a publicidade

    Lincer Casiano Clemente, prefeito da cidade de Marquelia, perto de onde o furacão atingiu a costa, disse na manhã desta terça-feira que “há muitas casas, principalmente aquelas com telhado de chapa, onde a força do ar arrancou o telhado”. Nenhuma morte ou ferimento foi relatado em Marquelia até agora.

    O pior não passou

    O NHC alertou que o choque do sistema com as montanhas locais e seu movimento lento deverão resultar em “chuvas catastróficas ao longo da costa e no interior do país”. Um dia antes de atingir o solo, John tinha ventos de apenas 56 km/h, mas passou por duas rápidas intensificações em 24 horas, triplicando sua força.

    O governo mexicano alterou suas recomendações, trocando os avisos de furacão por alertas de tempestade tropical ao longo da costa, de Acapulco a Lagunas de Chacahua.

    Continua após a publicidade

    “Foi um fenômeno forte, com muitas chuvas”, afirmou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

    Previsões indicam chuvas torrenciais de 15 a 30 centímetros nas áreas costeiras de Chiapas e entre 25 e 50 centímetros nas regiões ao longo da costa de Oaxaca e do sudeste de Guerrero até esta quinta-feira, 26. Essas chuvas intensas podem provocar inundações significativas e deslizamentos de terra em áreas montanhosas.

    Devido à sua localização geográfica, o México enfrenta furacões quase anualmente, tanto na costa do Pacífico quanto na do Atlântico, especialmente entre maio e novembro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.