Furacão Irma destruiu 90% das casas da ilha de Barbuda
Pelo menos quatro pessoas morreram no Caribe
Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h37 - Publicado em 6 set 2017, 22h09
O furacão Irma, uma das tempestades mais poderosas no Atlântico em um século, passou por Porto Rico nesta quarta-feira depois de atingir o Caribe com chuvas fortes e ventos que deixaram um rastro de destruição. Pelo menos quatro pessoas morreram em quatro ilhas diferentes.
A nação de Antígua e Barbuda foi especialmente atingida. A ilha mais setentrional, Barbuda, que abriga cerca de 1.700 pessoas, foi “totalmente demolida”, com 90% de todas as habitações afetadas, disse o primeiro-ministro Gaston Browne.
“Barbuda virou literalmente entulho”, afirmou Browne em uma entrevista à Rádio Antígua. As 1.800 pessoas que vivem na ilha estão atualmente sem serviços de água e luz, segundo o premiê
Browne informou que uma pessoa foi morta em Barbuda. Uma segunda fatalidade relacionada à tempestade, a de um surfista, foi registrada em Barbados, enquanto o governo francês disse que pelo menos duas pessoas morreram nas ilhas caribenhas de São Martinho e São Bartolomeu.
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) americano registrou ventos máximos sustentados de 300 km/h causados pelo Irma, um furacão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Deve chegar à Flórida entre sábado e domingo, tornando-se o segundo grande furacão a atingir território dos Estados Unidos em duas semanas. O Harvey matou cerca de 60 pessoas e causou até 180 bilhões de dólares em danos após atingir o Texas no final do mês passado.
Dois outros furacões se formaram nesta quarta-feira. Katia no Golfo do México não representa uma ameaça aos Estados Unidos, de acordo com os analistas norte-americanos. Mas o furacão José, no Atlântico, agora a cerca de 1.600 km a leste das Pequenas Antilhas, pode eventualmente ameaçar o continente americano.
Continua após a publicidade
Autoridades na Flórida instruíram os moradores da região a iniciar a evacuação da área dias antes da chegada do Irma. Os moradores e turistas do arquipélago de Florida Keys, na ponta sul do Estado, começaram a deixar o local a partir desta quarta-feira. Em Cuba, a apenas 145 km de Keys, as autoridades lançaram um alerta de furacão para as regiões central e leste da ilha.
(Com Reuters)
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
Os próximos passos após o indiciamento de Bolsonaro por trama golpista
Após o indiciamento do ex-presidente Bolsonaro e mais 36 pessoas pela PF, o ministro do STF Alexandre de Moraes deve enviar na próxima semana o relatório final do inquérito com mais de 800 páginas sobre o plano de golpe de estado para a PGR. Caberá a Paulo Gonet apresentar ou não a denúncia contra os indiciados ao STF. Se o ministros aceitarem a denúncia, os investigados viram réus. Há a expectativa de que o julgamento do caso possa ser concluído no ano que vem. Os próximos passos do indiciamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado são destaques do Giro VEJA.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.