Furacão Irma chega a Cuba com ventos de até 260km por hora
Furacão mais poderoso já registrado no Atlântico deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico
O furacão Irma, de categoria 5, está avançando nas últimas horas pelo arquipélago de Camaguey, no norte de Cuba, onde a tocou terra a noite desta sexta-feira, com ventos de até 260km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. O centro de Cuba amanheceu neste sábado com os estragos causados pelos ventos, que durante a noite tiveram velocidade reduzida para algo entre 160 e 190 quilômetros por hora.
Segundo o NHC, o Irma seguirá avançando pelo norte de Cuba neste sábado, até fazer um giro para o noroeste, em direção à Flórida, nos Estados Unidos, onde deve chegar na manhã de domingo. O olho do furacão está agora 440 quilômetros ao sul-sudeste de Miami (EUA).
Irma, que é o primeiro furacão de categoria 5 a tocar a terra cubana com seu olho desde 1932, deve diminuir de velocidade nesta tarde e aumentar gradualmente em direção oeste para as províncias de Matanzas, Mayabeque e Havana, com ventos de entre 60 e 85 quilômetros por hora, com sequências superiores.
Em Havana, onde o açoite será menos intenso, se esperam inundações costeiras nesta tarde no seu famoso quebra-mar, que poderiam avançar entre 200 e 500 metros terra adentro.
Irma, o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico, deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de San Martín.
(Com agência EFE)