Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Funcionário britânico em Hong Kong diz ter sido torturado pela China

Dominic Raab, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, convocou o embaixador chinês no país, Liu Xiaoming, para expressar sua indignação

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h07 - Publicado em 20 nov 2019, 15h40

Um ex-funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng, denunciou ter sido detido e torturado na China. Em resposta, Dominic Raab, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, convocou nesta quarta-feira, 20, o embaixador chinês no país, Liu Xiaoming, para expressar sua indignação com o caso. 

Cheng é cidadão da ex-colônia britânica e trabalhou por dois anos no governo do Reino Unido. No mês de agosto, ficou na China por 15 dias, onde diz ter ficado “acorrentado”, com os olhos vendados e “encapuzado”, além de ter sido espancado e forçado a assinar confissões.

De acordo com seu testemunho à emissora BBC, as autoridades chinesas o acusaram de incentivar protestos políticos em Hong Kong e de praticar espionagem para o governo britânico. O funcionário explicou que as autoridades chinesas o consideravam “inimigo do Estado” e “traidor”.

O chanceler britânico afirmou que o governo ficou “surpreso e horrorizado” com a denúncia de Cheng e destacou que o tratamento recebido por ele se “equivale a tortura”.

Continua após a publicidade

“Simon Cheng era um membro valioso de nossa equipe. Convoquei o embaixador chinês para expressar nossa indignação pelo tratamento brutal e vergonhoso recebido por Simon, violando as obrigações internacionais da China”, disse Raab. Completou ainda que espera investigações das autoridades chinesas e “que os culpados sejam responsabilizados”.

Também nesta quarta-feira, dezenas de jovens ativistas anti-governo permanecem trancados pelo quarto dia consecutivo dentro de um campus universitário em Hong Kong, com a polícia os cercando sob a ameaça de serem presos quando saírem.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.