Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fumaça de incêndios na Amazônia alcança norte da Argentina

Buenos Aires deve ser atingida nos próximos dias; visibilidade já diminuiu nas províncias mais próximas do Brasil

Por Da Redação
23 ago 2019, 17h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma imagem de satélite mostrando a fumaça se erguendo durante os incêndios na Floresta Amazônica - 15/08/2019 (Maxar Technologies/Reuters)

    A Argentina tornou-se na manhã desta sexta-feira, 23, o quarto país sul-americano afetado pela fumaça dos incêndios da Amazônia brasileira. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país vizinho detectou a presença da fumaça nas províncias de Formosa, Misiones e Salta, o que provocou a redução da visibilidade nessas localidades.

    Publicidade

    Segundo o SMN, a fumaça pode alcançar Buenos Aires, a capital argentina nos próximos dias. A fumaça proveniente da Amazônia brasileira se mistura à das queimadas registradas também na própria Argentina, Paraguai e Bolívia, explicou a meteorologista Cindy Fernández, da SMN, ao jornal Clarín.

    Publicidade

    “A fumaça vai se deslocar ao sul porque temos ventos vindos do norte. Além disso, o vento vai predominar no sábado, fazendo com que o ar do norte se dirija ao sul”, afirmou Fernández. “A fumaça pode tranquilamente chegar ao centro da Argentina. Desta sexta e sábado, já há chances, dependendo da intensidade do vento.”

    As imagens de satélites do Earth Observing System Data and Information System (EOSDIS), na Nasa, confirma o avanço da fumaça ao sul do continente, assim como mostra os focos de incêndio em pontos vermelhos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Fernández explicou ao Clarín que a fumaça poderá ser vista, em alguns momentos, como uma bruma ou névoa e no amanhecer e entardecer avermelhados. A meteorologista chamou a atenção para os problemas respiratórios que a fumaça pode causar.

    Incêndio amazônia NASA
    Imagens de satélites do Earth Observing System Data and Information System (EOSDIS), da Nasa, mostra o deslocamento da fumaça para o sul. (Nasa/Reprodução)

    A porta-voz do SMN, Mariela De Diego, afirmou ao jornal La Nación que a fumaça deve ser dispersada nos próximos dias pelos ventos.

    Publicidade

    Na noite de quinta-feira 22, o presidente argentino, Mauricio Macri, informou ter conversado com o colega brasileiro Jair Bolsonaro, e ofereceu a ajuda de seu país para o combate ao fogo. Macri se disse “alarmado e comovido” com as queimadas. “Os problemas que possam trazer a fumaça são os menores, dentro do que podemos esperar de perda da Amazônia”, ressaltou pelo Twitter.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.