Clique e assine com até 92% de desconto

Frank-Walter Steinmeier é eleito o novo presidente da Alemanha

O ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, foi eleito presidente com 931 votos no Parlamento.

Por Da Redação Atualizado em 12 fev 2017, 14h00 - Publicado em 12 fev 2017, 13h05

O social-democrata Frank-Walter Steinmeier, ex-ministro de Relações Exteriores e candidato da grande coalizão de governo na Alemanha, foi eleito neste domingo o presidente do país por maioria absoluta no Parlamento.

A candidatura de Steinmeier foi apoiada na primeira votação por 931 dos 1.253 delegados da Assembleia, órgão que se reúne de cinco em cinco anos com a missão de designar o chefe de Estado e que é formado pelos deputados do Bundestag e por representantes dos estados federados.

  • A posição de presidente na Alemanha tem um peso mais cerimonial do que de tomada de posições, que fica a cargo da primeira-ministra Angela Merkel.

    A vitória de Steinmeier representa um impulso para o partido Social Democrata, que tenta derrotar Merkel nas eleições federais de setembro. O partido Democrata Cristãos, ao qual Merkel faz parte, falhou ao encontrar o seu próprio candidato à presidência.

    O atual presidente alemão, Joachim Gauck, decidiu abrir mão do segundo mandato de cinco anos por causa da sua idade. Gauck completou 77 anos.

    (Com EFE)

    Continua após a publicidade
    Publicidade