Vice na chapa do ultradireitista Javier Milei na campanha à Presidência da Argentina, Victoria Villarruel entrou em uma batalha digital nesta semana com os fãs da banda sul-coreana BTS, do gênero K-Pop — um fenômeno musical com milhares de adeptos pelo mundo.
Após recuperarem publicações nas redes sociais em que a concorrente ao segundo maior posto da Casa Rosada sugeria que o nome do grupo soava como “uma doença sexualmente transmissível”, os seguidores dos músicos no país emitiram uma nota contrária às declarações.
“Repudiamos as declarações de ódio e xenofobia contra a imagem do BTS proferidas pela candidata”, manifestaram no X, antigo Twitter, junto ao pedido de que outros fãs denunciem em postagens e “não caiam em provocações”.
🚨COMUNICADO FANBASES BTS ARGENTINA🚨
Les pedimos que lean atentamente y nos ayuden con la difusión del mismo. pic.twitter.com/TUWSS6ceIT
— BTS En ARGENTINA 🇦🇷 (@BTSenARG) October 25, 2023
+ Argentina desbanca Zimbábue e tem taxa de juros mais alta do mundo
Já conhecida por incitar discussões culturais acaloradas durante o processo eleitoral, Victoria rebateu com uma postagem, ainda na quarta-feira 25, lamentando a “avalanche de notificações de conversas engraçadas típicas do Twitter de mil anos atrás”.
A vice da extrema-direita capitaneada pelo populista Milei é criticada por defender os torturadores da ditadura na Argentina (1976-1983), além das promessas de revogar a legalização do aborto e cortar o financiamento de organizações de direitos humanos.
Ela também criticou o uso de bandeiras LGBTQ+ e de comunidades indígenas nas salas de aula, e afirmou que tal “doutrinação e apagamento de nossa identidade nacional” acabaria caso ela e Milei ganhassem as eleições.
No primeiro turno, Milei terminou derrotado pelo peronista Sergio Massa, mesmo tendo liderado pesquisas. Agora, os candidatos vão se enfrentar novamente nas urnas no dia 19 de novembro para decidir quem comandará a Argentina nos próximos quatro anos.
O conjunto da Coreia do Sul difamado por Victoria é composto por sete integrantes, e representa um dos maiores nomes do popular K-Pop, um dos únicos grupos desde os Beatles a colocar quatro álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos em menos de dois anos.