Falha no sistema provoca atraso em metade dos voos europeus
O espaço aéreo europeu está reduzido em até 10% como medida de contingência; autoridades esperam regularizar a situação até o fim do dia

Uma falha técnica em um dos sistemas de controle da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, Eurocontrole, provocou transtornos no tráfego aéreo e metade dos voos na Europa pode sofrer atrasos nesta terça-feira, informou a agência.
A organização indicou que detectou um problema em seu sistema de Gestão do Fluxo Tático Reforçado (ETFMS, na sigla em inglês), utilizado para regular o fluxo de voos na Europa, o que levou à redução da capacidade do espaço aéreo em até 10% como medida de contingência. “O problema com o ETFMS foi identificado e estamos trabalhando para voltar a operar normalmente”, comunicou a organização em sua conta no Twitter.
A Eurocontrole explicou ainda que os planos de voo apresentados antes das 10h26 GMT (7h26 de Brasília) desta terça-feira tinham sido negados devido ao incidente e anunciou que o plano de medidas extraordinárias será mantido durante “as próximas horas” até que se tenha “certeza de que o sistema está funcionando corretamente”.
“Esperamos que as operações normais sejam retomadas no fim desta tarde”, acrescentou. Cerca de 15.000 voos, de um total de 29.500, devem ser afetados até o fim do dia.
A Eurocontrole afirmou que o problema técnico não gerou nenhum tipo de risco na segurança dos voos.
As from 1520 UTC, we have reopened the access to its flow management system while remaining in Procedural Contingency mode. This is the next step in re-establishing normal Network Manager operations, which is expected later tonight.
— EUROCONTROL (@eurocontrol) April 3, 2018
(Com EFE)