Explosão é registrada em Dubai após ataques de retaliação do Irã
Uma nuvem de fumaça foi vista perto do hotel Fairmont The Palm, na ilha artificial em formato de palmeira
Uma explosão foi relatada na área de Palm Jumeirah, a ilha artificial em formato de palmeira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste sábado, 28, em meio aos ataques iranianos de retaliação a uma ação coordenada dos Estados Unidos com Israel contra o regime dos aiatolás.
Uma nuvem de fumaça foi vista perto do hotel Fairmont The Palm. De acordo com o Escritório de Mídia de Dubai, perfil oficial do governo da cidade, a Defesa Civil confirmou que o incêndio já está sob controle.
“As autoridades de Dubai confirmam que ocorreu um incidente em um prédio na área de Palm Jumeirah. As equipes de resposta a emergências foram enviadas imediatamente e o local foi protegido. A Defesa Civil de Dubai confirmou que o incêndio resultante agora está sob controle”, disse o Escritório de Mídia de Dubai.
As autoridades locais pediram que moradores e turistas em Dubai permaneçam calmos e evitem publicar imagens do incidente nas redes sociais.
“A segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes continuam sendo a maior prioridade. As autoridades continuam a tomar todas as medidas necessárias para proteger o público. O público é instado a permanecer calmo, confiar apenas em informações verificadas de fontes oficiais e se abster de circular vídeos ou imagens nas mídias sociais”, acrescentou o perfil oficial do governo.
O Irã respondeu à onda de bombardeios dos EUA neste sábado com o lançamento de mísseis contra vários países do Oriente Médio, onde Washington mantém dezenas de milhares de soldados destacados. Os Emirados Árabes Unidos mantêm uma forte cooperação militar e econômica com os EUA.
Segundo a televisão estatal israelense KAN, que citou fontes do governo, Khamenei e o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, foram alvo da ação coordenada dos EUA com Israel, que é inimigo histórico do regime dos aiatolás que comandam o país persa.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse à NBC News que Khamenei e Pezeshkian ainda estavam vivos “até onde eu sei”.
“Todos os funcionários de alto escalão estão vivos”, afirmou Araghchi. “Então, todos estão agora em sua posição, e estamos lidando com essa situação, e está tudo bem.”
Uma fonte com conhecimento do assunto disse anteriormente à agência de notícias Reuters que Khamenei não estava em Teerã e havia sido transferido para um local seguro.
Os ataques também teriam mirado outras figuras importantes do regime, incluindo o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Sayyid Abdolrahim Mousavi, o secretário do recém-criado Conselho de Defesa do Irã, Ali Shamkhani, e o secretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani.
O ministro da Defesa do Irã, Amir Nasirzadeh, e um comandante da Guarda Revolucionária, Mohammad Pakpour, foram mortos nos ataques, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, classificou o ataque como “preventivo”, ordenado para “evitar ameaças”. O presidente americano, Donald Trump, confirmou os ataques e disse que o objetivo é defender o povo americano e garantir “que o Irã não terá uma arma nuclear”.
Em resposta, o Irã lançou um ataque a instalações militares americanas no Bahrein, no Kuwait e no Catar. O regime também lançou mísseis e drones contra Israel. Ainda não há informações sobre possíveis danos.
O Ministério da Defesa do Catar afirmou que as Forças Armadas do país derrubaram vários mísseis antes que eles alcançassem seu espaço aéreo.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou a retaliação, afirmando que o país “não hesitará” em sua resposta. “Chegou a hora de defender a pátria e enfrentar o ataque militar do inimigo”, publicou o ministério em comunicado na rede social X. “Assim como estávamos preparados para negociações, estivemos ainda mais preparados para a defesa em todos os momentos. As forças armadas da República Islâmica do Irã responderão de forma decisiva aos agressores, com plena autoridade.”





