Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ex-atleta olímpica assume a presidência do comitê dos Jogos de Tóquio 2021

Seiko Hashimoto foi escolhida para o lugar de Yoshiro Mori, forçado a renunciar depois de declarações misóginas

Por Sergio Figueiredo Atualizado em 18 mar 2021, 21h49 - Publicado em 18 fev 2021, 19h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio, originalmente programados para 2020, têm enfrentado uma crise atrás da outra. Fora o adiamento da competição devido à Covid-19, e as discussões subsequentes para definir a nova data de abertura, que acabou sendo transferida para julho deste ano, o comitê tem enfrentado críticas de parte da população, que pede o cancelamento definitivo das olimpíadas, e a pressão de patrocinadores e construtores que investiram milhões no evento. A crise mais recente foi provocada pelo presidente da organização, o ex-primeiro-ministro Yoshiro Mori, forçado a renunciar depois de afirmar que havia poucas mulheres no corpo diretivo porque “elas falavam demais” – escabrosas declarações misóginas de repercussão internacional.

    Em um movimento tanto simbólico quanto inteligente, as autoridades japonesas indicaram uma mulher para substituir Mori: Seiko Hashimoto, política experiente e ex-atleta que participou de diversas olimpíadas em duas modalidades, patinação de velocidade e ciclismo. Seiko, em suas primeiras declarações após assumir o cargo, disse que sua prioridade é garantir a segurança dos atletas e do público durante os jogos, tendo em vista o risco de contágio do coronavírus.

    Ainda que alguns analistas ressaltem que a escolha de uma mulher para o cargo foi feita com o propósito de melhorar a imagem do Japão depois das desastrosas falas de Mori, é inegável que Seiko possui as credenciais para o cargo. Como esportista e política, ela terá a oportunidade de mostrar suas qualidades administrativas no comando do comitê organizador. Afinal, a última coisa de que Tóquio precisa é de sexismo e intolerância a poucos meses da abertura dos jogos, que, antes de tudo, são um evento de confraternização.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.