Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Evolução da pandemia na África é gravíssima, diz OMS

O salto de casos no continente onde 258 milhões de pessoas vivem sem acesso a água e sabão preocupa as autoridades sanitárias

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h26 - Publicado em 27 mar 2020, 17h13

Há um mês, os casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, somente eram registrados em dois países africanos. Hoje há 300 novos contágios diários entre os 39 países do continente, o que torna a situação gravíssima, segundo a diretora regional na África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rebecca Moeti, em entrevista à emissora France24 nesta sexta-feira, 27,.

“A situação é muito preocupante e com uma evolução gravíssima”, afirmou Moeti.

Mesmo com as medidas tomadas por cerca de 40 países africanos de confinamento, isolamento de casos suspeitos, proibição de atos religiosos ou esportivos e do fechamento de escolas em 25 países, o continente continua mal equipado para enfrentar a crise. É preciso “adaptar medidas” para limitar a expansão da epidemia “no contexto africano” e “trabalhar com quem facilita o acesso à água”, acrescentou ela.

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine

“É certo que em muitos lares africanos vivem famílias numerosas. Às vezes, é muito difícil para todos terem seu próprio quarto. Há uma vida comunitária muito forte. Devemos encontrar outros meios de higiene para minimizar a propagação do vírus”, destacou.

Continua após a publicidade

Na África Subsaariana, 63% da população de áreas urbanas — 258 milhões de pessoas — não pode lavar as mãos, segundo os dados do Unicef, porque não tem acesso a água e sabão. 

Apesar do rápido avanço da doença, os governo africanos começam a se mobilizar. Devido à epidemia de Ebola, Uganda já possui uma infraestrutura para conter a propagação de doenças infecciosas, tendo em seu estoque equipamentos de proteção, remédios e tendas para atendimento, além de uma rede de laboratórios para diagnósticos por todo o país. Contudo, as UTIs em todo continente são escassas. A  África do Sul, por exemplo, há apenas 1.000 leitos para uma população de 56 milhões.

A pandemia do novo coronavírus já atingiu mais de 160 países, infectando 566.269 e matando 26.455 pessoas, segundo a Johns Hopkins University. No continente africano, o vírus atingiu 1.937 e matou 31.

Continua após a publicidade

O pior cenário, porém, é nos Estados Unidos, com 94.238 casos e 1.438 mortes. Em segundo vem a China, onde a doença se originou, com 81.897 infectados e 3.296 mortes, embora o país asiático  tenha conseguido controlar a propagação do vírus. Em terceiro lugar está a Itália, com 86.498 infectados e 9.134 mortes. A  Espanha vem em quarto lugar, com 64.059 casos e 4.858 mortes. No Brasil, foram contabilizadas 2.567 infecções e 61 mortes, a maioria no estado de São Paulo.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.