PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: China volta a decretar fechamento de cinemas

Depois de anunciar a reabertura de mais de 600 salas, autoridades voltam atrás por receio de uma nova escalada de casos da doença no país

Por Tamara Nassif Atualizado em 27 mar 2020, 16h56 - Publicado em 27 mar 2020, 16h40

Uma semana depois de anunciar uma tímida reabertura, a China voltou a decretar o fechamento de mais de 600 salas de cinema ao redor do país. Apesar de não haver uma justificativa oficial para o decreto, sabe-se que as autoridades temem uma segunda onda da pandemia do coronavírus, que já contaminou mais de 81.000 chineses e deixou 3.270 mortos.

A decisão veio acompanhada de apreensão no país e no mundo, visto que, ao longo da semana, o movimento era de um gradual retorno à normalidade na vida chinesa. Na última quinta-feira 26, o governo de Shangai anunciou que 205 salas de cinema seriam reabertas no sábado, e o China Film Group, a distribuidora de cinema estatal do país, prometeu o relançamento de alguns blockbusters em uma tentativa de reavivar o mercado de entretenimento chinês, baqueado pela crise que derrubou seu impressionante complexo de mais de 70.000 telonas.

Ainda que Pequim tenha anunciado que a transmissão local da Covid-19 estava contida, só nesta sexta-feira a China registrou 55 novos casos do vírus – 54 seriam “importados” de viajantes infectados. Ontem, o governo anunciou a proibição da chegada de vôos internacionais e o fechamento temporário de fronteiras para estrangeiros, mesmo aqueles com visto de trabalho.

O mundo do entretenimento é um dos que mais sofrem com a pandemia. Com aglomerações de pessoas suspensas ao redor do mundo, o movimento tem sido de trazer para dentro de casa o conteúdo antes ofertado em salas de cinema, livrarias, museus, shows e festivais, em uma mudança de hábitos que está impactando profundamente a forma com que se consome cultura.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.