Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

EUA querem reunião do Conselho de Segurança sobre Venezuela

Departamento do Tesouro dos EUA adota sanções contra quatro governadores aliados de Nicolás Maduro

Por Da Redação
Atualizado em 25 fev 2019, 18h27 - Publicado em 25 fev 2019, 16h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os Estados Unidos solicitaram nesta segunda-feira, 25, uma reunião a respeito da Venezuela para amanhã no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), informaram fontes diplomáticas. O governo de Donald Trump pretende dar continuidade a uma sessão aberta anterior, de 26 de janeiro.

    Não foi ainda sinalizada a proposta que os Estados Unidos levarão ao Conselho. Qualquer iniciativa mais dura, como uma resolução contendo sanções e outras punições pelos recentes atos de violência do governo de Nicolás Maduro contra sua população, tenderá a ser vetada pela Rússia e pela China, dois membros permanentes e aliados do regime de Caracas.

    Antecipado pelo vice-presidente americano, Mike Pence, durante reunião na manhã desta segunda-feira do Grupo de Lima, em Bogotá, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou ter aplicado sanções contra quatro governadores estaduais aliados de Maduro. O Tesouro alega que eles estão “envolvidos em corrupção, no bloqueio ao ingresso de ajuda humanitária essencial e por terem contribuído para aprofundar a crise humanitária do país”.

    Pence afirmara ao autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que os Estados Unidos estão “100%” com ele. “A você, presidente Guaidó, uma simples mensagem do presidente Trump: estamos com você 100%”, declarou.

    Continua após a publicidade

    “Esperamos uma transição pacífica para a democracia, mas o presidente Trump deixou claro: todas as opções estão na mesa”, completou, em uma indicação de que seu governo não afasta a possibilidade de intervenção militar.

    Juan Guaidó pediu ao Grupo de Lima e aos Estados Unidos ajuda e cooperação para restabelecer a democracia em seu país e disse que a transição está sendo bloqueada por coletivos armados que apoiam o governo de Nicolás Maduro.

    (Com EFE e Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.