Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

EUA: pesquisa mostra empate entre Trump e Kamala em estados decisivos para eleição

A briga de verdade, pelos eleitores indecisos, acontecerá nos 'swing states' – Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona e Carolina do Norte

Por Da Redação 21 out 2024, 10h45

Faltando apenas duas semanas para as eleições, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e o ex-presidente americano Donald Trump continuam em uma disputa acirrada nos sete estados decisivos, segundo pesquisa do jornal The Washington Post em parceria com a Schar School divulgada nesta segunda-feira, 21.

Apesar de Harris aparecer com consistência de dois a quatro pontos percentuais à frente do rival no nível nacional (o agregador de pesquisas FiveThirtyEight mostra nesta segunda que ela tem 48,1% dos votos e ele, 46,4%), a briga de verdade, por quem ainda não decidiu ou pode mudar de voto, acontecerá nos chamados swing statesWisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona e Carolina do Norte —, onde as preferências se alternam e cujos delegados decidirão a eleição.

+ A guerra de Trump e Kamala nos sete estados cruciais para a eleição

Vantagens insólitas

A candidata democrata aparece à frente na Geórgia, por 51% a 47%, enquanto o republicano tem ligeira superioridade no Arizona (49% a 46%). Ambas vantagens, porém, estão dentro da margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, Harris, que tornou-se candidata após a desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em julho, também tem vantagem na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin — três estados onde fará campanha ainda nesta segunda-feira, ao lado da ex-deputada Liz Cheney, uma republicana anti-Trump.

+ A jogada de Trump com o McDonald’s na reta final da corrida pela Casa Branca

O ex-presidente americano, por sua vez, aparece à frente de Harris na Carolina do Norte e empatado com ela em Nevada (48% a 48%). A pesquisa contou com entrevistas com 5.016 ​​eleitores, e foi realizada entre 30 de setembro e 15 de outubro. Trump realizará um comício na Carolina do Norte nesta segunda-feira após avaliar os danos recentes do furacão Helene.

Continua após a publicidade

+ Kamala Harris ganha o debate e põe fogo na eleição americana

Disputa voto a voto

O levantamento do Post se assemelha às demais pesquisas recentes, que diagnosticam uma disputa acirrada nos sete swing states, ainda que Harris tenha vantagem nacionalmente. Os resultados divulgados nesta segunda-feira mostram que a democrata tem 49% das intenções de voto, no geral, contra 48% de Trump.

No entanto, o que importa mesmo são os resultados do Colégio Eleitoral. Nos Estados Unidos, cada estado tem uma quantidade específica de votos, proporcional à sua população, que tem pesos diferentes no resultado do pleito. A maioria dos estados já tem ganhador definido, por isso o foco são os eleitores indecisos dos swing states.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.