Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

EUA: onda de descoberta de documentos secretos atinge ex-vice-presidente

Arquivos confidenciais foram achados na casa de Mike Pence, vice de Trump; o político alegou que não sabia da existência da papelada

Por Da Redação
25 jan 2023, 08h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um funcionário do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence (2017-2020) afirmou que outros assessores próximos do político descobriram uma dúzia de documentos confidenciais armazenados em caixas em sua residência em Indiana, na semana passada. Os papéis encontrados foram entregues para o Departamento de Justiça.

    Pence foi vice-presidente durante o mandato do ex-presidente Donald Trump. O seu ex-conselheiro, Greg Jacob, escreveu uma carta que afirma que os documentos foram indevidamente levados para a casa de Pence no final do governo Trump, mas Pence não sabia de sua presença.

    A descoberta foi feita algumas semanas depois que documentos secretos foram achados em propriedades do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Além disso, recentemente, o FBI apreendeu centenas de arquivos confidenciais que estavam na casa de Trump, após ele ter sido acusado de obstrução na investigação. 

    + Documentos secretos foram achados em escritório particular de Biden

    Com novas descobertas, mais questões sobre o gerenciamento de registros governamentais confidenciais são levantadas, o que fez conselheiros especiais serem nomeados para investigar Biden e Trump sobre a retenção dos documentos. 

    Continua após a publicidade

    Na carta redigida no dia 18 de janeiro, Jacob relatou pela primeira vez à CNN que Pence contratou um advogado externo para revistas em sua casa com muita cautela após a descoberta dos arquivos sigilosos na residência de Biden e em seu escritório particular. Ele ainda afirmou que o advogado não poderia especificar as informações encontradas no documento. O conteúdo, as datas e o grau de sigilo também não foram revelados, já que, de acordo com ele, o contratado parou de procurar assim que viu as marcações classificadas.

    + Biden: mais documentos secretos do governo são encontrados em sua casa

    No momento da descoberta, Jacob teria notificado o Arquivo Nacional. Em seguida, a agência teria alertado imediatamente a divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça, que tomou posse dos documentos e teria ficado com uma revisão sobre o assunto.

    Continua após a publicidade

    No ano passado, contudo, em uma entrevista à emissora americana ABC News, Pence disse com confiança que não tinha retirado nenhum material indevidamente da Casa Branca.

    Atualmente, Trump é investigado pela retenção intencional de documentos de segurança nacional em seu resort, Mar-a-Lago, após o fim de seu mandato, além de obstrução aos investigadores.

    Assim como Biden, Pence se moveu rapidamente para entregar documentos ao governo. Já a resistência de Trump em colaborar, impedindo uma busca consensual por estes documentos, levou o Departamento de Justiça a transformar seu caso em uma investigação criminal.

    Continua após a publicidade

    + O revés de Trump na investigação sobre documentos secretos de Mar-a-Lago

    Trump também deixou de cumprir uma intimação de um grande júri, que exigia a entrega de todo o material confidencial em sua posse. Em dezembro, depois da intimação, o FBI achou mais documentos secretos em seu resort. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.