Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

EUA: formandos de Notre Dame protestam em fala do vice-presidente

Um grupo de alunos deixou a cerimônia no momento do discurso do republicano, em oposição ao governo de Donald Trump

Por Da redação
Atualizado em 22 Maio 2017, 10h22 - Publicado em 22 Maio 2017, 10h07

O discurso do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, para a turma de formandos de 2017 da Universidade de Notre Dame, em Indiana, não foi bem visto por parte dos alunos. No domingo, uma centena de estudantes deixou a cerimônia de graduação quando o republicano subiu ao palco, em protesto contra políticas da administração de Donald Trump. Familiares e convidados também vaiaram Pence durante sua fala.

O vice discursou para cerca de 3.000 graduandos de todos os cursos da instituição católica – localizada no Estado onde foi governador – após receber um diploma honorário. A manifestação foi planejada com antecedência pela organização de estudantes em apoio a imigrantes We Stand For. Segundo o grupo, Pence afeta negativamente “a proteção de direitos civis de membros da comunidade LGBT+, rejeita o programa de reassentamento de refugiados sírios e apoia a exclusão de minorias religiosas”.

O republicano é bastante religioso e conhecido por posições conservadoras, por vezes mais rígidas que as de Trump, em temas como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo. O grupo de estudantes, porém, alega que até mesmo o papa Francisco pede apoio ao refugiados sírio e respeito às minorias, inclusive homossexuais. Quando o nome de Pence foi anunciado para o discurso de formatura, mais de 1.700 alunos condenaram a escolha em carta à universidade.

O protesto na Notre Dame não foi o primeiro contra membros da administração de Trump na temporada de formaturas do ano. A secretária de Educação Betsy DeVos também foi recebida com vaias, gritos e alunos que viraram as costas durante discurso na Universidade��Bethune-Cookman, no início do mês.

Continua após a publicidade

Discurso

Na fala aos graduandos, Pence afirmou que a Notre Dame está na “vanguarda da liberdade de expressão e livre troca de ideias”. Para o vice-presidente, diversas instituições de ensino pelo país estão caracterizadas pelo “policiamento de tom” e excesso do “politicamente correto”, o que estaria “suprimindo o livre discurso”. “Essas práticas destroem o aprendizado e a busca por conhecimento”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.