Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Espanha se oferece para sediar COP-25 após desistência do Chile

Primeiro-ministro espanhol quer organizar evento em Madri, nas datas originais; Santiago seguirá na presidência da cúpula

Por Da Redação
31 out 2019, 16h57

A Espanha se ofereceu para organizar em Madri a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP-25), após o Chile desistir de sediar o evento por conta dos protestos que abalam o país há duas semanas.

A notícia foi anunciada nesta quinta-feira, 31, pelo presidente chileno, Sebastián Piñera. O mandatário afirmou que conversou com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e que ele se ofereceu para receber a COP nas datas originais do evento, previsto para ocorrer entre os dias 2 e 13 de dezembro.

Piñera informou que o Chile seguirá na presidência da cúpula, mesmo não sendo o anfitrião. “Ontem conversei com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que fez uma generosa oferta de organizar a cúpula da COP-25 em Madri nos mesmos dias em que estava programada no Chile”, disse Piñera em um pronunciamento.

O presidente destacou que os grandes objetivos da próxima COP serão fortalecer e tornar mais eficaz a luta contra a mudança climática, além de proteger melhor o meio ambiente.

“Espero que essa oferta generosa de Pedro Sánchez represente uma solução e quero ratificar de forma clara e categórica que o Chile está profunda e absolutamente comprometido em ser parte da solução para este problema da mudança climática”, afirmou Piñera.

Continua após a publicidade

Em comunicado, Sánchez afirmou que a Espanha considera a ação multilateral sobre o clima como uma prioridade da agenda da ONU e da União Europeia, que exige um maior compromisso por parte de todos os países do mundo.

A proposta espanhola foi oficialmente comunicada à ONU pela presidente da COP-25, a ministra de Meio Ambiente do Chile, Carolina Schmidt. Agora, ela será analisada pela direção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) na próxima semana em Bonn, na Alemanha.

A secretária-executiva da UNFCCC, Patricia Espinosa, confirmou que recebeu a “generosa oferta de apoio do governo da Espanha” e disse que a organização analisará a proposta o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

“É animador ver que os países trabalham juntos em um espírito de multilateralismo para combater a mudança climática, o maior desafio enfrentado pelas gerações presentes e futuras”, disse Espinosa.

A COP-25 estava prevista para acontecer inicialmente no Brasil, mas o governo decidiu não sediar o evento. O presidente Jair Bolsonaro alegou que o “custo de mais de 500 milhões de reais” e a possibilidade de haver “constrangimento do governo” motivaram a desistência. Após a mudança, o Chile se tornou o novo anfitrião.

Os protestos

O Chile é abalado há 14 dias por intensos protestos, que já deixaram ao menos 20 mortos, 1.200 feridos e 3.535 presos em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile (INDH).

As manifestações foram originadas por uma subida no preço dos bilhetes de metrô, há mais de uma semana, e acabaram por escalar para um movimento nacional contra a situação econômica no país.

Continua após a publicidade

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.