Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Falha em linha de transmissão provoca apagão geral no Equador

Sistemas de transporte, abastecimento de água e semáforos foram afetados

Por Da Redação Atualizado em 19 jun 2024, 22h34 - Publicado em 19 jun 2024, 20h05

O Equador mergulhou em um apagão que atingiu todo o país na tarde desta quarta-feira, 19. Segundo o ministro de Obras Públicas e ministro interino de Energia, Roberto Luque, o blecaute foi provocado por uma falha em uma linha de transmissão.

“Uma falha em linha de transmissão causou uma desconexão em cascata, resultando em falta de eletricidade em todo o país”, afirmou o ministro no X (antigo Twitter). Segundo Luque, as autoridades trabalham para reestabelecer o serviço “o mais rápido possível”. Em algumas áreas da capital, Quito, a energia já começou a voltar.

Sistemas de transporte, abastecimento de água e semáforos foram afetados. Na redes sociais, o prefeito de Quito, Pabel Muñoz, afirmou que o apagão impactou até mesmo o metrô da cidade, que usa uma fonte de energia “isolada”. “O problema deve ter sido muito significativo para ter afetado até mesmo a energia no metrô de Quito”, escreveu.

O país vive uma crise energética desde o ano passado. Infraestrutura falha, falta de manutenção e dependência externa de energia já provocaram outros apagões anteriormente, ainda que não generalizado como o desta quarta. O abastecimento de energia do Equador é feito, em grande parte, pela vizinha Colômbia.

Entre abril e maio, o país chegou a sofrer com interrupções programadas de energia elétrica que duravam várias horas e o presidente do país, Daniel Noboa, declarou emergência energética.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.