Um forte terremoto que atingiu o leste do México nesta segunda-feira, 19, matou pelo menos uma pessoa, danificou prédios, e provocou quedas de luz, em uma data já marcada por tragédias no país. O desastre ocorreu no aniversário de dois tremores devastadores que aconteceram na mesma região: milhares de pessoas morreram por causa do sismo de 19 de setembro de 1985 e mais de 350 morreram no terremoto de 2017. A situação fez com que residentes da Cidade do México corressem às ruas, longe dos prédios, em busca de proteção.
#México 🇲🇽 | Este es el momento exacto en que un sismo de magnitud 7.5 sacudió distintas parte de #México.
➡️ Este se registró menos de una hora después del simulacro nacional para conmemorar los terremotos del 19 de septiembre de 1985 y 2017. #N4V pic.twitter.com/BSCa8Fnwoh
— Noticias 4Visión (@noticias4vision) September 19, 2022
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto aconteceu perto da costa na região fronteiriça dos estados de Michoacán e Colima. A magnitude do tremor foi de 7,6, com aproximadamente 15 quilômetros de profundidade.
Imágenes del fuerte #sismo #temblor hoy en #México 🇲🇽
Así el movimiento en la #CDMX https://t.co/dT1ObbfEUE— Geól. Sergio Almazán (@chematierra) September 19, 2022
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse, em um discurso gravado, que uma pessoa morreu no porto de Manzanillo, no Pacífico, depois que um muro desmoronou em uma loja. Antes disso, ele já havia ressaltado os danos materiais no epicentro do desastre.
O tremor foi tão forte que conseguiu atingir o distrito federal, localizado a cerca de 400 quilômetros do ponto central do acontecimento. Mas a prefeita da capital, Claudia Sheinbaum, disse que não existiam informações imediatas sobre os danos provocados na cidade.
Imágenes desde #Manzanillo #Colima México 🇲🇽 #sismo #temblor #Tsunami #México 🇲🇽
Septiembre 19 de 2022 https://t.co/1xC4uMVpym— Geól. Sergio Almazán (@chematierra) September 19, 2022
A queda de luz aconteceu em partes de Roma, bairro na área central da capital mexicana. Os semáforos pararam de funcionar, e pessoas que mandavam mensagens de texto e faziam ligações esperavam que suas notificações chegassem, já que houve problemas na telecomunicação. Moradores nas ruas se agarravam a seus animais de estimação, enquanto turistas que visitavam um mercado local pareciam estar visivelmente confusos e preocupados.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami para partes da costa do México, dizendo que ondas que atingem 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis.