Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em comunicado, Hamas elogia fala de Lula sobre Gaza e Holocausto

Grupo terrorista pediu que Tribunal Internacional de Justiça leve fala do presidente em conta ao apontar supostas violações cometidas contra palestinos

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h12 - Publicado em 18 fev 2024, 17h25

O grupo terrorista Hamas divulgou uma nota neste domingo, 18, pelo seu canal no Telegram elogiando as declarações feitas pelo Lula, em que o presidente brasileiro comparou as mortes causadas pelas ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus relizado por Hittler no Holocausto. “Apreciamos a declaração do presidente brasleiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino está submetido na Faixa de Gaza como um Holocausto. E que os sionistas estão fazendo hoje em Gaza o mesmo que Hitler nazista fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial”, diz o texto dos terroristas.

O grupo pediu ainda no comunicado que o Tribunal Internacional de Justiça leve em conta as declarações de Lula para analisar o que chama de violações cometidas contra o povo palestino em Gaza. “Que o tribunal tenha em conta a declaração do presidente brasileiro relativamente às violações e atrocidades que o nosso povo palestino sofre nas mãos de um exército criminoso e de colonos terroristas”, complentou o grupo na nota.

O Hamas se refere a uma entrevista concedida por Lula durante uma série de viagens a países africanos. Na Etiópia, o presidente afirmou que as ações israelenses em Gaza se compara ao extermínio de judeus feito por Hitler no Holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse o presidente brasileiro, durante entrevista na capital etíope.

As declarações de Lula desencadearam ainda uma série de reações de autoridades do governo de Israel. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, afirmou que comparar as ações israelenses em Gaza com o Holocausto é “cruzar a linha vermelha”. Netanyahu comunicou ainda que seu governo convocou uma reunião com o embaixador do Brasil em Tel Aviv para manifestar repúdio aos comentários feitos por Lula na Etiópia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.