Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘El Chapo’ promete não matar jurados de seu julgamento

Narcotraficante será julgado em setembro nos Estados Unidos

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h18 - Publicado em 26 jan 2018, 14h33

O traficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, prometeu não matar nenhum dos jurados que participarão de seu julgamento, marcado para setembro.

O narcotraficante foi preso em 2016, após fugir duas vezes de prisões de segurança máxima do México. Em janeiro de 2017 foi extraditado para os Estados Unidos, onde será julgado. O ex-líder do Cartel de Sinaloa enfrenta uma série de acusações, entre elas a de comandar uma empresa criminosa e de tráfico internacional de cocaína.

A Procuradoria americana havia pedido à Corte Federal de Justiça do Brooklyn, que cuida do caso, proteção especial ao júri que participará do julgamento. O requerimento da acusação pede que os jurados sejam mantidos no anonimato e que estejam sempre acompanhados de uma escolta até a divulgação da sentença.

As medidas são necessárias, segundo a Promotoria, em razão do histórico de violência e os relatos de que o mexicano já atentou contra testemunhas no passado.

Continua após a publicidade

A defesa de El Chapo, contudo, argumentou que as precauções não são necessárias e que o traficante prometeu não causar nenhum mal aos jurados, segundo o jornal americano New York Post.

Eduardo Balarezo, um dos advogados de Guzmán, afirmou que o esquema de segurança “envia a mensagem a cada jurado de que ele ou ela precisam ser protegidos” de El Chapo. “Desta forma, os membros podem inferir que Sr. Guzmán é perigoso e culpado”, alegou.

Continua após a publicidade

Balarezo sugeriu à Corte Federal manter o nome dos jurados em sigilo apenas para o réu e proibir a imprensa de publicar suas identidades. A justiça americana, contudo, ainda avalia a moção e não deu uma resposta para a questão.

Guzmán já foi descrito pela revista americana Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. Especialistas no controle de drogas dos Estados Unidos estimam que a receita de seu cartel seja de mais de 3 bilhões de dólares (cerca de 9,5 bilhões de reais) por ano.

Além do tráfico de drogas, o traficante mexicano enfrenta processos por assassinato e lavagem de dinheiro. Em virtude de um acordo entre autoridades mexicanas e americanas, El Chapo não enfrentará pena de morte, já que essa não é uma possibilidade no México.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.