Clique e assine com até 92% de desconto

Dubai pode ser a primeira cidade com ‘táxis voadores autônomos’

Drones com capacidade para dois passageiros podem ser integrados à frota de transporte local em até cinco anos

Por Da redação 27 set 2017, 13h17

As opções de transporte em Dubai estão em vias de ganhar um reforço pelos ares. Oficiais do emirado anunciaram que o desenvolvimento de ‘táxis voadores’ está em estágio avançado e realizaram um teste de voo bem sucedido não tripulado com um protótipo de drone automatizado que tem capacidade para dois passageiros.

Chamado de Táxi Aéreo Autônomo (AAT), o veículo, produzido pela alemã Volocpter, pode chegar à velocidade de 100 km/h no modelo protótipo, cuja bateria tem autonomia de 30 minutos de voo.  No teste realizado nesta segunda-feira, o drone, que conta com paraquedas de emergência, atingiu 200 metros de altura.

De acordo com a Autoridade de Estradas e Transporte de Dubai, os táxis voadores devem ser integrados à frota local dentro de cinco anos. O órgão irá trabalhar tanto com as autoridades de aviação da cidade quanto como aqueles responsáveis pelo tráfego aéreo dos Emirados Árabes Unidos para desenvolver a legislação referente ao veículo.

 

A meta de Dubai é que até 2030 um quarto das viagens realizadas no emirado seja feita em veículos autônomos – ou seja, sem condutores. O plano é que o ATT possa ser agendado pelos passageiros por aplicativo. “Encorajar a inovação e adotar as tecnologias mais recentes contribui não apenas para o desenvolvimento do país como também constrói as pontes para o futuro”, disse em comunicado o príncipe herdeiro de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade